Há 30 anos atrás

Há exatamente 30 anos atrás, postei-me diante do espelho e percebi que os meus cabelos estavam caindo. Na época eu tinha 26 anos. Bateu-me um desespero tão grande que só eu sei a dor que senti naquela hora.

Não aceitava de maneira alguma a condição de ser um ser humano ridiculamente careca. Eu simplesmente achava horrível um homem desprovido de pelos na cabeça, como se fosse um ovo de galinha.

Nas semanas seguintes não consegui pregar os olhos durante a noite. Cada vez que olhava no espelho eu entrava em depressão. Na época, foram os dias mais terríveis de minha vida.

Hoje, com cinqüenta e seis anos, completados esta semana, postei-me novamente diante do espelho, logo após o banho, e dei risada de mim mesmo ao ver a imagem de um sujeito completamente careca, barrigudo e mais enrugado que um maracujá de gaveta.

A vida é mesmo engraçada; agora que eu devia chorar por ver ali refletido o oposto de um galã de telenovelas dos padrões Global, ao contrário, eu simplesmente quase me mijei de tanto rir. Suspirei fundo e pensei comigo mesmo, em voz alta:

----Ah se eu pudesse voltar aos meus 26 anos!

Como a gente é besta, né! Tenho certeza que daqui a 30 anos quando eu me olhar novamente no espelho, e vir aquele idôneo senhor de 86 primaveras, é bem capaz de eu sentir saudades dos meus 56.

Fazer o que? A gente nunca está contente com nada mesmo!