Ideia fixa

"Deus te livre, leitor, de uma idéia fixa; antes um argueiro, antes uma trave no olho."

Porque uma idéia fixa é um tormento na vida de uma pessoa.

Apesar disso, deixo que elas não me abandonem e continuem me atormentando, porque minhas idéias fixas têm a mania boba de deixarem de ser idéias para se tornarem fatos (as que dependem de mim, claro, porque com 10 anos eu botei na cabeça que queria um teclado e meu pai disse: "se tu passar pra sexta série, o pai te dá". Passei pra sexta, pra sétima, pra oitava... tô até na faculdade, e nada...).

Esse ano foi até bom, tenho uma pequena lista de idéias fixas concretizadas. Mas me apareceu uma nova. E grande. E desafiadora. E eu tenho pra dizer que eu não tenho medo dela. E ela que se bobeie comigo pra ver se não acabo com ela antes do que ela imagina.

Me lembro que uma vez eu pedi uma bicicleta de Natal. No Natal anterior meus irmãos tinham ganhado uma, cada um. Eu também queria! Bem, não deu naquele Natal, nem no outro. Depois eu já era grande, não quis mais bicicleta. Mais tarde eu quis uma moto...

Quando eu saí do colégio e quis entrar na estadual, me disseram que nem prestasse vestibular, que mesmo sendo universidade pública, seria caro me manter estudando. Pois bem, eu queria estudar. Demorou um pouco, e o 'caro' (que minha bolsa não cobre xerox nem vale transporte), deixa que eu pago.

O emprego público eu nem quis tanto, eu só queria um emprego novo. Mas já que não especifiquei...!

Tá, eu também quis que a moto fosse 07/07, que o curso de graça fosse Letras e que o salário novo fosse maior, mas isso foi brinde!

"(...) e, tornando à idéia fixa, direi que é ela a que faz os varões fortes e os doidos (...)"

Bom, doida ainda não sou. Sobrou ser forte, mesmo com essa carinha de boba que Deus me deu...

(escrito em 24 de dezembro de 2007)

(colaboração póstuma: Brás Cubas, de Machado de Assis)

Natália Cristina de Almeida Souza
Enviado por Natália Cristina de Almeida Souza em 19/08/2009
Reeditado em 27/09/2009
Código do texto: T1761809
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.