QUEM NÃO TIVER PECADO....

APLAUDO AS CRISES POLITICAS

Crônica Iran Di Valença

O Mestre Jesus, ao defender Madalena dos seus acusadores nos deu uma lição de profunda sapiência: “Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra.” Meus leitores podem até achar que estou incorrendo em contradição quando afirmo aplaudir as crises políticas bem como a total liberdade de imprensa. Comparativamente analisem a reação dos acusadores de Madalena? Pasmo, se postaram estancados nas suas ações porque a indagação do Mestre lhe penetrou na consciência como todos se sentissem acusados. Estou certo de que muitos daqueles acusadores passaram a pensar duas vezes antes de proceder com igual atitude. Então, se deduz que houve uma melhoria ética na sociedade. É assim que a sociedade vai se aprimorando, corrigindo erros e evoluindo. É assim que o sistema democrático vai se aperfeiçoando, graças a liberdade de imprensa. Porventura nos reportarmos aos acontecimentos da política no Brasil e consequênte no mundo, mormente nos USA (berço da democracia) que tanto se o cita como exemplo, constataremos que foram as crises políticas, os erros que permitiram a consonância para uma sociedade mais aprimorada política e moral. Citemos exemplos políticos no Brasil: desaparecimento do coronelismo, desaparecimento dos “currais” de eleitores, compra de votos, infidelidade partidária, agora o combate ao nepotismo, etc., finalmente, a cada eleição, o Supremo Tribunal vai aperfeiçoando a democracia, seja em ética seja em funcionamento material. No caso da crise atual do Senado e outras, com certeza delas se colherão bons frutos entre os podres. É certo que haverá os que não aprendem de imediato, porém o combate sistemático lhes tirando o espaço, eles terão de se corrigir.

Observem a lição do Mestre: Ele não condenou os acusadores de Madalena. Simplesmente deu-lhes uma lição de moral e deixou a reação para a consciência de cada um.

No caso do Sarney, estou certo de que ele aprendeu a dura lição, extensivo à sua própria família. E também os futuros Presidentes do Senado ficarão com as barbas no molho como aconteceu com a Presidência da Câmara dos Deputados depois do escândalo do Presidente anterior. Porventura estarei sendo contraproducente a ética?

Não tenho certeza desse fato: Se TSE manterá a proibição dos políticos concorrem ao pleito com currículo manchado ou presumível. Se isso ocorrer, será um grande avanço ético. Esperar que os eleitores escolham os melhores ainda é cedo para a capacidade de discernimento do brasileiro, não só por ser inculto como pela irresponsabilidade com que encara uma eleição, principalmente com os politicos corruptores.

Iran Di Valencia
Enviado por Iran Di Valencia em 21/08/2009
Reeditado em 22/08/2009
Código do texto: T1767208