SANTA IGNORÂNCIA!

As pessoas consideradas inteligentes são aquelas que têm raciocínio rápido, que têm capacidade de resolver problemas, que têm facilidade de abstrair e compreender idéias e linguagem, que têm facilidade de adaptar-se as mudanças e de aprender com experiências dentre outros predicados.

O sábio é aquele que ordena conhecimentos, que é capaz de julgar entre o certo e o errado, que sabe utilizar a inteligência. Todo sábio é inteligente, mas nem todo inteligente é sábio.

Já ao ignorante falta inteligência e sabedoria. Há momentos em que pessoas inteligentes ignoram determinados conhecimentos. Ignorar é não saber, é desconhecer, afinal não é possível dominar todas as áreas do conhecimento e nem mesmo estar atento a tudo que se passa no mundo. Mas, comumente se titula uma pessoa de ignorante quando lhe falta instrução, educação e conhecimento.

Assim, ainda hoje nos deparamos com pessoas inteiramente despreparadas que nos surpreende com atitudes e ações estúpidas e grosseiras apesar de estarmos em pleno século XXI, tempo de globalização. Tempo em que a internet diminui espaço permitindo que se saiba tudo o que se passa no mundo em tempo real, onde o conhecimento chega através da tecnologia aos lugares mais remotos proporcionado troca de informações. E a gente se pergunta. Meu Deus! Que mundo é este? Onde estamos e para onde vamos?

Fiquei pasma quando um sexagenário todo vaidoso relatou sua perspicácia após uma cirurgia ocular. O médico lhe recomendou que ficasse em repouso por três dias evitando poeira, sol e claridade. Mas ele disse que havia enganado o médico. Pegou foi o primeiro ônibus e viajou 350 quilometro. Santa ignorância!

Certa criatura me segredou sua astúcia perante o pediatra de seu filho. A criança estava com um problema intestinal crônico. Apesar de ter insistindo para que o médico receitasse algum remédio antes do exame de fezes, não logrou êxito. Para dar celeridade aos fatos aproveitou a produção feita pelo seu pai e levou ao laboratório. Santa ignorância!

Pode acreditar. Estes fatos são verídicos. E têm outros por aí. Alunos que enganam os pais, fingindo estudar ignorando que estão prejudicando assim mesmo. Mulheres que estouram a conta do marido ignorando que as dívidas vão refletir dentro de seu lar. Esposa que quando estão zangadas se negam ao cônjuge na santa ignorância de que eles não irão satisfazer seus desejos mais adiante. Eleitores que votam por interesses próprios ignorando que a escolha errada desses políticos vai repercutir na sua própria vida, de seus filhos e de um mundo inteirinho. Mães que insistem em escolher a graduação dos filhos, ignorando que um profissional para ser bem sucedido preciso antes de tudo ter aptidão e gostar do que faz.

Neste mundo, em que tudo se modifica no piscar de olhos, é impossível saber tudo, conhecer tudo e entender de tudo. Sempre “estamos” ignorantes diante deste ou daquele assunto. Mas “estar” ignorante é diferente de “ser” ignorante. Não ter certo conhecimento é diferente de faltar sabedoria, inteligência, instrução e discernimento.

“Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão." (Lao Tsé)

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 24/08/2009
Reeditado em 01/05/2020
Código do texto: T1770993
Classificação de conteúdo: seguro