Mania

Mania

Quem não tem ?

O esforço é não desenvolver manias, tiques tão constrangedores que inibam a vida natural, espontânea.

Os impulsos são forças poderosíssimas, indestrutíveis que estão em ebulição o tempo inteiro, inclusive durante o sono, quando se manifestam mais livremente nos sonhos.

Acordado, não é que eles deixem de atuar, acontece que a vida civilizada exige deles uma compostura, que eles se manifestem de maneira “politicamente correta”, seguindo valores, costumes, uma moralidade que garante a vida social relativamente equilibrada.

As manias ajudam a manter os impulsos sob controle, deixando que eles se realizem parcial e serenamente. São como válvulas de segurança, um “ladrão” que permite a vazão do excedente da água, não deixando a represa romper, evitando riscos e explosões incontroláveis, a exemplo do que aconteceu recentemente no norte-nordeste.

Quando as manias passam de um certo limite tolerável é sinal que algum impulso sentido como perigosíssimo está impondo realização.

Então, é hora de buscar ajuda para recolocar o impulso no seu devido lugar, sob o controle da consciência!

João dos Santos Leite – CRP 04-2674

10/06/09

Joao dos Santos Leite
Enviado por Joao dos Santos Leite em 24/08/2009
Reeditado em 08/07/2015
Código do texto: T1772322
Classificação de conteúdo: seguro