QUAIS SÃO OS INGREDIENTES DA FELICIDADE?
 
 
 
      Há prazeres para os sentidos;
                  há alegrias para o coração.

                                    A felicidade é só para a consciência. 

                                                            (Félix Bouvert)
 
 
Hoje eu acordei me perguntando quais seriam os ingredientes para se adicionar a nossa existência, que pudessem nos proporcionar a tão sonhada e decantada felicidade. Um amor bem construído, fiéis e queridos amigos ou riquezas materiais e sucesso profissional.
 
Após alguns segundos me questionando (não demorou nada) cheguei à conclusão que, o ideal, seria termos a posse de todas essas coisas juntas. Embora saibamos que essas conquistas todas não garantem a felicidade de ninguém.
 
Quando muito – momentos felizes – mas não a total felicidade. Então, lembrei-me das palavras de São Tomás de Aquino, quando disse que, “A prudência considera os meios que levam à felicidade, mas a sabedoria considera o objeto da felicidade.”
 
Penso que devemos buscar essa tal felicidade, antes de tudo, dentro de nós. Sentirmo-nos felizes com o que somos e com o que temos. Posto que o objeto da felicidade somos nós mesmos.
 
Não se joga em cima daquele vizinho que o aborreceu, de seu parceiro de vida ou de um amigo, a responsabilidade por sua infelicidade. E, muito menos, por sua felicidade. Isto depende unicamente de nós e de mais ninguém.
 
Não podemos ter o controle absoluto de nossas vidas, mas devemos conviver com os prós e contras  dos fatos, sem nos abatermos. A grande sabedoria é não nos deixarmos levar pelo sentido equivocado de felicidade.

Stop! Vamos parar com essa mania de procurar culpados por nossos erros, que podem resultar em fracasso de todos os ideais de vida que acumulamos. A felicidade só existe se soubermos cultivá-la, independente de outrem.

Examine, reflita a respeito e, principalmente, não se iluda.

Ela é construída – ou destruída – dentro de nós mesmos.
E, felizes ou infelizes, vamos continuar vivendo, isto é certo!