Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Mentira


 
Para mim, mentira é sujar a verdade
usar palavras para camuflar idéias
atingir topos quando a incompetência
domina a mente que mente.
 
Por outro lado existem muitos conceitos outros...
poderíamos até citar os poetas, artistas
que escrevem, pintam a mentira
criando mundos como fosse verdade,
sendo para eles, realmente verdade.
 
Marcel Proust diz:
Se desconfiarmos que alguém mente, finjamos crença: ele há-de tornar-se ousado, mentirá com mais vigor, sendo desmascarado. Por outro lado, ao notarmos a revelação parcial de uma verdade que queria ocultar, finjamos não acreditar, pois assim, provocado pela contradição, fará avançar toda a rectaguarda da verdade.
A mentira, a mentira perfeita, acerca das pessoas que conhecemos, sobre as relações que com elas tivemos, sobre o nosso móbil em determinada acção formulado por nós de uma forma completamente diferente, a mentira acerca do que somos, acerca do que amamos, acerca do que sentimos pela criatura que nos ama e que julga ter-nos tornado semelhante a ela porque passa o dia a beijar-nos, essa mentira é das únicas coisas no mundo que nos pode abrir perspectivas sobre algo de novo, de desconhecido, que pode abrir em nós sentidos adormecidos para a contemplação do universo que nunca teríamos conhecido.

Anatole France,
 
Gosto da verdade. Acredito que a humanidade precisa dela; mas precisa ainda mais da mentira que a lisonjeia, a consola, lhe dá esperanças infinitas. Sem a mentira, a humanidade pereceria de desespero e de tédio.

Jean-Jacques Rousseau,
 
julgar os discursos dos homens através dos efeitos que produzem equivale frequentemente a apreciá-los mal. Tais efeitos, para além de nem sempre serem sensíveis e fáceis de conhecer, variam infinitamente, tal como as circunstâncias em que esses discursos são proferidos.
A intenção daquele que os profere, porém, é a única que permite apreciá-los e que determina o seu grau de malícia ou de bondade. Proferir afirmações falsas só é mentir quando existe intenção de enganar, e mesmo essa intenção, longe de se aliar sempre à de prejudicar, tem por vezes um objectivo oposto. Todavia, para tornar inocente uma mentira, não basta que a intenção de prejudicar não seja expressa, é necessário também ter a certeza de que o erro em que se induz aqueles a quem se fala não poderá prejudicá-los a eles nem a ninguém, seja de que maneira for. É raro e difícil ter-se essa certeza e, por isso, é difícil e raro que uma mentira seja perfeitamente inocente.

 
Existem várias faces da mentira.
"A verdade transforma as palavras em facas" - EURÍPEDES - Iphigenia

"Não importam os fatos e sim as versões" - Getúlio Vargas


Enfim, mentir é falar ou dizer algo contrário à verdade.
É a expressão e manifestação contrária ao que alguém sabe, crê ou pensa.
Quando a finalidade não é prejudicar,cobiçar ,encobrir ,mascarar ,falsear testemunhos
mas abrir asas da imaginação...
que seja bem vinda.
 
16/06/06
Maria Thereza Neves
Enviado por Maria Thereza Neves em 18/06/2006
Código do texto: T177711
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Maria Thereza Neves
Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil
3341 textos (90989 leituras)
6 e-livros (224 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 12:53)
Maria Thereza Neves