A mortandade de animais selvagens no Zoológico de Goiania.

A mortandade de animais no Zoológico de Goiania.

Hoje, recebi um e-mail repassado pelo meu amigo W., a respeito da misteriosa mortande de animais do zoológico de Goiânia.

O número de animais mortos até agora é espantoso: sessena e nove, num rol que incluem um bisão, um casal de hipopótamos, um casal de girafas, várias capivaras, uma onça, alguns tracajás, um leão e, um jacaré* (oh-oh!, será o pobre e velho Jacir, o animal a quem, tempos atrás, os veterinários e biológos do local chassificavam como "Jacira"?).

Suponho que o que dizem do diretor do Zoológico de Goiânia, entretetanto, não corresponda à verdade dos fatos, até porque, ele - que está a um longo tempo no cargo, tem uma boa folha de serviços no local.

Mas, a questão é que, há meses, os animais do zoo de cidade estão morrendo, um após o outro, indepentendete da espécie e, nada se faz para mudar tal situação. Até agora, aliás, ninguém veio a público para dizer ao menos se existe alguma suspeita da causa da morte dos animais ou, qual a providência efetiva para estancar o problema e, quais foram as iniciativas para identificar a causa.

O superintendente do Zoológico, que é aquele a quem cabe as providências imediatas, continua firme no cargo e, com a simpatia da imprensa. O Secretário do Meio Ambiente, não se apresenta para se manifestar sobre o caso, que está afeto à sua pasta e, ninguém vai lá, para despetá-lo para a situação grave e vergonhosa.

Alguns dias atrás, apareceram com uns gambás cuica que os funcionários do zoo haviam capturado e, aos quais atribuiam a morte de oito tracajás. Mas, esses bichinhos danados não podem ser culpados da morte de animais do porte de capivaras, girafas e... hipopótamos!

Me espanta especialmente, no caso, o comportamento distanciado dos goianienses, que evidencia bem o seu desprezo para com um dos mais antigos e, frequentados pontos de turismo de Goiânia, erigido, se não me engano, durante uma das gestões de Venerando de Freitas.

Eis o texto do e-mail que recebi e que tem por título: "Zoológico de Goiânia - o que está acontecendo?"

"Pessoal, observem a conversa que tive com a ex-diretora do zoológico, o que está descrito abaixo é uma cópia fiel do que ela disse:

"Estao matando os animais por motivos de mudança do zoologico, pra que a população pense que é o local que está matando os animais, mas quando fui diretora lá, o local estava perfeito, quem destruiu o zoologogico, foi o diretor Raphael Cupertino, eu denunciei o trafico e maustratos, e fui exonerada. É assim que agem os politicos. E onde está o prefeito Iris Rezende que até agora nada fez? Se quisesse salvar a vida dos animais já teria demitido o diretor. Mas como o diretor tem muitos parentes politicos importantes... A manifestação está de vento em popa, muitas pessoas confirmaram, tem tb a populaçao de Goiania que está revoltada, que tb vai participar, e, se cada pessoa que for levar alguem, vai ser uma multidão."

Vamos fazer algo..... não devemos aceitar isso, esta situaçãojá está ridícula ...."

Eu respondi ao meu amigo, em tom de revolta e ironia, recordando fatos do passado:

"Rapaz, se isso acontecesse na Europa, não tenho dúvidas de que caía o Secretário do Meio Ambiente e, estava enterrada a carreira do Prefeito da cidade. Mas, por aqui, ambos fingem de mortos e, a imprensa deixa tudo muito barato - isso, quando os orgãos de impreensa dedicam algum tempinho à verificação e divulgação do fato...

Este acontecimento lamentável, todavia, acabou por me trazer à lembrança uns fatos vividos, anos atrás: tinha um vizinho doidão que se chamava M. e que trabalhava como tratador do Zoológico de Goiânia.

Ele gostava de contar que, na geladeira dele, nunca faltava carne de bicho - em especial coelho (que criavam no Zoo para servir às feras) e, paca. Mas, dizia ele que também gostava de trazer carne de capivara, jacaré-tinga...

Achava que aquilo era leréia. No dia em que fui à casa dele, entretanto, fiquei espantado com a quantidade de couro de animais selvagens e, cascos de tracajás que tinha pendurado pelas paredes de sua vivenda!"

* leia outra crônica minha, relacionada com esta, aqui:

http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/1785167

** Voltei em 02.09.09 - um amigo me mandou um e-mail, dizendo que as autoridades tinham justificado a morte de diversos animais. Aí, contabilizei os animais que ele citou, mais os nove tracajás supostamente pelos gambás cuicas e, debetei do quantitativo apontado pela imprensa. Pois, bem: ainda sobrou 77 mortes de animais selvagens inexplicadas...