Vivências na terra do Tio Sam_ Parte III

Mais um dia na “Terra do Nunca”, mais um parque criado pela genialidade de Walt Disney! O Epcot nos espera! As rotinas das filas e das revistas não arrefecem o nosso entusiasmo. Olhando de fora do parque, um globo prateado, de imensa proporção, diz que estamos presenciando a Espaçonave Terra.

No interior da esfera a família Orsini sentou bem a nossa frente. As poltronas se deslocam no sentido espiral e fazemos uma viagem pelo tempo; passado, presente e futuro e assim, somos levados a uma aula, mais do que interessante da evolução da tecnologia e da comunicação da pré-história até o momento atual.

Homens das cavernas pintando as suas paredes, escriturários egípcios, filósofos gregos, um centurião romano na sua biga conversando com um filósofo, estudiosos islâmicos, monges beneditinos que copiam manuscritos antigos à mão para preservar a sabedoria do passado. Fico admirada ao ver Michelângelo deitado bem próximo ao teto pintando a "Capela Sistina",. Em uma curva do passeio encontro Gutenberg e a sua prensa gráfica, também, estão lá, o inventor do telégrafo, do rádio, da televisão e do computador.

Ainda bem que alugamos um aparelho tradutor, pois assim pudemos ser informados na boa e conhecida língua portuguesa, enquanto viajamos pelo passado, o nosso carrinho está de frente e olhamos direto para tudo o que já foi vivido. Quando passamos para o tempo futuro, o carrinho se vira e andamos de costas, representando o que ainda não aconteceu, mostrando que o mundo em que vivemos é muito melhor do que no passado e que será ainda melhor para as futuras gerações, dependendo do que fizermos individualmente.

Eu e o Pedrinho amamos o passeio e tivemos a idéia de retornar.

Para ir de uma atração a outra a beleza das paisagens é de perder o fôlego. Lagos, jardins com canteiros atapetados de flores e folhagens coloridas, animais e aves passeando perto dos turistas, boquiabertos, com a complexidade e estrutura do parque.

A fila do Mission: Space andou rápido e desta maneira, ficamos prontos para participar de uma missão ao espaço, sem mesmo ser funcionário da NASA! Vestimos os trajes espaciais, e, com as patentes militares a nos atribuídas pelo comandante chefe da missão, pilotamos desviando de meteoros ou manobramos atravessando as nebulosas.

Na atração Soarin, um passeio por sobre o estado da Califórnia, sobrevoando desertos, cidades, vilas, parques..., a sensação fica por conta do perfume das laranjas ao sobrevoar as plantações na época da colheita. A percepção de estar voando em uma asa delta é criada por uma tela de cinema muito grande, a qual amplia o nosso campo de visão.

Nuvens escuras se acumulam nos céus de Orlando. A fila para o Test Track serpenteava pelos espaços. Assim, depois de uma longa espera bem na nossa hora de testar um carro de corrida a chuva desabou. E como desaba água!

Duas horas intermináveis depois..., a chuva continua! Uma chuva torrencial cai sem intervalos. Sentamos em uma loja de brinquedos e esperamos! Pedro cansado e impaciente pela espera vestiu a capa de chuva, comprada ali mesmo na loja, e foi andando pela chuva com sua mãe a tiracolo. Lembrei-me da música que escutamos em uma das atrações da Universal:

I’m singing in the rain

Just singing in the rain

What a glorious feelin’

I’m happy again

I’m laughing at clouds

So dark up above (...)

Bem! Assim, cantando e dançando na chuva fomos embora sem passear pelo World Showcase, uma parte do Epcot feito para mostrar a diversidade cultural de nosso planeta representada por onze países diferentes, onde você poderá experimentar a culinária de cada povo, apreciar seus produtos típicos, percorrer réplicas dos seus monumentos mais importantes, assistir a filmes, enfim, passear em World Showcase é uma viagem pelo mundo.

Mas, não se apavore, pois descobrimos que o parque iria abrir um dia até a meia noite. E lá fomos nós assistir a mais bela queima de fogos de todos os parques deste playground maravilhoso, criação de um visionário, ele não ficou sonhando, ele arregaçou as mangas, desenhou muito, e depois, os tirou das pranchetas e os construiu para a diversão de todos os turistas preparados para brincar!