Imagem: Nascimento de Adão - Michelângelo
Música: Aleluia - Handel

Para ouvir a música clique:

ocaminhodedavi.com/visualizar.php



Amor e Evolução


Há poucos dias atrás, conversando com uma pessoa conhecida, comentei que a missão do homem, aqui na terra, é a evolução. Ele muito educadamente assim retrucou: “isso eu não vou discutir, sei perfeitamente que o senhor é adepto do evolucionismo”.

Com certeza, aquele senhor possuidor de princípios religiosos fortemente arraigados, acreditou que eu estava me referindo à teoria da evolução das espécies. Ou seja, as mudanças das características hereditárias de uma população através de gerações

Chegar a um consenso se o homem teve como origem o pó da terra ou se ele evoluiu do macaco não é possível, pois, uma tem como base, fundamentos religiosos, a outra, evidencia cientificas. Nenhuma tem provas concretas e definitivas e discussões infindáveis persistirão durante a existência do homem na terra. O mais importante de tudo é que o homem é o único ser vivo dotado de sentimentos, intuição e razão. Essas três capacidades fazem dele um ser evolutivo.

Não interessa se o homem é fruto do pó da terra ou da evolução do macaco. O importante é que o ser humano, por ser dotado de sentimentos, intuição e razão, é capaz amar e de criar, de odiar e de destruir.

As dualidades não se contrapõem aleatoriamente e sem motivos. Elas oferecem ao homem uma oportunidade de conhecer o dia e a noite, os dois lados da mesma moeda e de fazer a sua escolha.

Escolher entre o certo e o errado é o exercício mais praticado pelo homem, e isso, fez a razão hipertrofiar em detrimento aos sentimentos e a intuição. Não é errado escolher, não é errado decidir. O errado é decidir e escolher usando somente a razão.

O equilíbrio, a harmonia entre os sentimentos, a intuição e a razão gera a mais bela de todas as manifestações: o amor. O amor mútuo, puro, verdadeiro e desprovido de interesse é a manifestação de Deus nos homens. Pois Deus é a harmonia e a perfeição entre todas as coisas.

Evoluir é exercer o amor em plenitude. É quando a capacidade de amar e criar do homem sobrepujar a de odiar e de destruir. Evoluir é reconhecer que as diferenças não são barreiras e sim elementos de aproximação.

A evolução humana vai muito além da evolução das espécies, não é apenas uma mudança hereditária de uma população através de gerações. Ela é evolução da mente, da moral e da espiritualidade humana em busca do amor pleno.



Roberto Pelegrino
Enviado por Roberto Pelegrino em 01/09/2009
Reeditado em 16/09/2009
Código do texto: T1786042