Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Por que hoje é dia de Rock

O rock embalou os sonhos de nossa geração.

Corriam os anos sessenta e uma mimese brasileira gerou a Jovem Guarda.
Era o rock adolescente de Roberto, Erasmo e tantos outros.Época de mandar tudo para o inferno e andar numa caranga, mora?
Tempos de usar calça Topeka e portar um boné do Calhambeque.

Adiantando  os ponteiros do tempo, surgem os hippies e o disco branco dos Beatles. Sons de cítara e incensos, mixados a Janis Joplin & Jimi Hendrix. Lisérgica convivência.

Em Porto Alegre, apenas os ecos disso tudo.Os últimos bondes, ainda, rodavam pela cidade. Os cabeludos eram chamados de vagabundos e as meninas de família queriam casar com um "bom partido".
Como contraponto, o som pesado do Black Sabbat e  Deep Purple.

Logo, outras tribos sonoras apareceriam. Traziam, em sua bolsa à tiracolo, o rock progressivo de Pink Floyd e Emerson Lake and Palmer. Música para animar viagens psicodélicas, a base de uma erva galhuda, mal-cheirosa e que dá barato, sim.Conforme, anos depois, falaria o profeta/cantor gaúcho Nei Lisboa.

E a canção rolava...apesar de você, da ditadura, a turma embalava a vida com rock on the rocks e umas doses da boa Música Popular Brasileira. Uns goles de Mercedes Sosa e a festa estava garantida.

Os anos oitenta entraram embalados na trilha sonora do rock-pop.The Police, The Cure, Simple Red e tantos outros, numa versão já mais comportada. Afinal o rock estava fazendo trinta anos...

No Brasil, assistia-se a emergência de bandas como Barão Vermelho, Legião Urbana, Lobão e os Ronaldos, Lulu Santos, com a proposta de fazer pensar...e dançar.

Neste ano da graça de 2004, o rock completa 50 aninhos.
Está um senhor maduro, mas não perdeu sua face de rebeldia.

Garçom, por favor, põe duas doses de Pink Floyd e uma de Led Zeppelin.
E deixe a festa rolar...
Ricardo Mainieri
Enviado por Ricardo Mainieri em 19/05/2005
Reeditado em 19/05/2005
Código do texto: T17931
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ricardo Mainieri
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, 56 anos
1920 textos (29390 leituras)
1 e-livros (105 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 06:30)
Ricardo Mainieri