Feriadão em família

Não tem diversão igual do que reunir a família em um feriado prolongado, mesmo que seja em sua casa, e que depois tenha que limpar toda a sujeira acumulada, antes mesmo de pensarmos nisso, o que importa realmente é a confraternização entre irmãos, primos, tios, sobrinhos e cunhados, na semana, pré-feriado, tudo é absolutamente combinado, cada um sabe exatamente o que necessita trazer, colchão extra, cobertores, toalhas, carne, bebidas, carvão e claro os ingredientes da farofa e da salada de maionese, essenciais num belo churrasco. Os mais velhos vão preparar toda a parte de alimentação, os jovens jogar um futebolzinho e as crianças perturbar o coitado ou a coitada que foi designada a cuidar deles.

Na cozinha, a mulherada parece estar numa bolsa de valores, ninguém consegue entender ninguém, uma dando palpite na comida da outra e as já “alteradas”, entende-se bêbadas, começam a rir de tudo; já os homens tentam com os seus “super-fôlegos” acederem a churrasqueira no velho assoprão, aqueles que se acham mais espertos ficam de longe apenas dando as dicas, outros procuram providenciar o som; os jovens vão curtir a mesa de sinuca ou o carteado e os mais assanhados paquerar as primas; e as crianças, bom esses vão tentar correr por todas as partes possíveis da casa e de fora da casa, enquanto a “babá” escolhida já inicia uma leve alteração no seu humor com uma ajuda bem especial, um vinhozinho, uma cervejinha, no meio da tarde está toda descabelada, suja, e pior do que as próprias crianças, que invertem os papéis e passam a cuidar dela.

Os primeiros a chegarem são aqueles que conseguiram ter um emprego melhor remunerado e mais estabilizado, na sexta-feira a noite já estão buzinando na porta da casa, se cumprimentam como se o último final de semana prolongado tivesse acabado em plena harmonia, beijos, abraços saudações, e não pensem serem falsidades, nada disso, as briguinhas são iguais, até as características, de quando eram crianças, por isso não estarem preocupados com a receptividade, os outros, aqueles menos favorecidos, só chegam a partir do sábado à tarde, trabalham pela manhã com a cabeça no período da tarde, estes são os mais entusiasmados, pois são poucas as chances de diversão, trazem na bagagem, utensílios de um mês para utilizarem em no máximo dois dias, é o pessoal da cerveja, da música, do carvão, da farofa e da salada de maionese, são os mais bagunceiros, e os mais porquinhos.

Já no caso dos jovens, apesar de pouco se verem, sempre estão mantendo contatos por meio do ORKUT, MSN, TWITTER, E-MAILS, apenas complementam o que ficou restando na madrugada anterior, claro que há as surpresas, afinal estão na fase da adolescência, entrando na juventude, muitos olhares se confundem entre eles, tanto dos primos para as primas como vice-versa, ainda estão se conhecendo e conhecendo os próprios corpos, quando possível, sempre conseguem um jeitinho, e escapam para namorarem escondidos dos pais e dos tios. Bom..., a “pivetada”, como arrumam tanta energia para “zuarem???” Chegam com um fôlego, um entusiasmo que nada parece dete-los, nem entretê-los, e como já dito no parágrafo anterior, para isso elegem alguém para tomar conta deles, e na maioria das vezes, a “eleita” é aquela mais humilde, que como contribuição tem a função de “se virar” com a molecada, isso servindo também para o marido dela que também é “eleito o “Bombril” da turma.

E nesse clima de feriadão, a muvuca rola solta, churrasco, bebida, música à vontade, futebol na TV, baralho, dominó, paquera, tudo ao mesmo tempo. Contudo como diz a música: ”nem tudo são flores”, o clima esquenta, as mulheres já não se entendem mais, a rivalidade dos times passa para os espectadores, os jovens querem sair no tapa para ver quem sai com a prima mais gostosa, as crianças estão quase tirando a roupa da “babá”, que está “bebinha”, na hora do banho uma putaria do caramba, pra dormir sempre falta colchão, e dessa maneira “tocam” o feriadão prolongado, no último dia ninguém quer ver a cara do outro, insultos partem de todos os lados. Oh família doida!!!! Tudo isso, para acabar em outro feriadão, e já sabem como né??? Com direito a muito churrasco, bebida, música, bagunça e baixaria...

Regor Illesac
Enviado por Regor Illesac em 07/09/2009
Código do texto: T1796566
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.