Independência???

INDEPENDÊNCIA

7 de Setembro, dia da Independência do Brasil. Mas que Independência é esta?

Até alguns anos atrás lia em jornais, escutava nos noticiários sobre a nossa dependência econômica a outros países.

O “nosso” presidente diz que alcançamos a tão esperada independência econômica. Mas estamos longe de sermos independentes.

Como pode um país ser independente, se a corrupção, os desmandos, as mazelas estão impregnadas nos três poderes? Como pode ser independente um país que tem no poder políticos como Sarney, Collor, Calheiros?

Como pode ser independente um país governado por um presidente que para se manter no poder, não tem nenhum escrúpulo ou pudor de se aliar com políticos da estirpe dos mencionados.

É independente uma nação, cujo presidente fez mais viagens ao exterior que dentro do próprio país. Um presidente que, quando lhe convém, segue a filosofia de Sócrates “Só sei que nada sei”.

É independente um país que na prática só tem dois candidatos arrogantes e prepotentes para as eleições presidenciais do ano que vem?

É independente um país que possui um dos maiores índices de analfabetismo do mundo, que possui escolas publicas sucateadas, professores mal remunerados?

É independente um país em que a saúde pública é caótica, onde milhares de pessoas sofrem diariamente em filas para serem atendidas em uma consulta que não duram nem cinco minutos, que médicos desmotivados, nem sequer olham nos rostos do pacientes. Onde pessoas passam semanas em macas em corredores de hospitais até receberem alta ou morrerem?

É independente um país em que a violência urbana mata mais que muitas guerras?

É independente um país onde se tem as maiores carga tributárias e um dos piores serviços públicos do mundo?

É independente um país onde prevalece a “Lei de Gerson”, pois o importante é levar vantagem em tudo, certo?

É independente um país que grande parte da população depende de bolsa-alimentação, bolsa-escola, bolsa-gás e tantos outros programas de mendicância para poder sobreviver?

É independente um país de população covarde, que se cala diante da corrupção, de políticos desonestos, de desmandos de governantes?

É independente um país que basta dar ao povo carnaval e futebol para ele esquecer de tudo?

É independente um país onde famílias moram, há pouco mais de um quilômetro da Praça dos Três Poderes, embaixo de lonas, cozinhando a escassa comida em fogareiros improvisados?

Se no dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro I dava o Grito da Independência, 187 anos depois a única coisa que ecoa no Brasil é o sussurro da desesperança e o silêncio da omissão.

FMBARBOSA
Enviado por FMBARBOSA em 07/09/2009
Código do texto: T1797702
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.