Brasil Independente?

Independente do quê? De quem? Para quê?Foi dado um Grito, mas não nos deixaram dá os primeiros passos. Manipulados, continuamos passivos e à espera de um amanhã que não chega. Ontem perseguiram os pioneiros... Os que foram arrancados de seu chão, do seu povo. Gente que recebera tratamento pior dos que recebiam os animais. Gente que tinha duas serventias: trabalho braçal ou o ‘peito do senhor’ que via nas escravas um recipiente para seus desejos.

Ah, nossos índios, povo pacífico que foi sacrificado por ‘uma causa nobre’, que era contribuir com a riqueza de uma nação invasora. Quando imagino os gritos que não foram ouvidos, e a terra regada por sangue dos nossos irmãos... Um choro silencioso flui do meu coração.

Ah, os sonhos dos que estiveram nas senzalas, nas florestas, nas favelas, nos canaviais, nos morros!

Brasil! Como desejamos contemplar um dia a expressão ‘ verdadeiramente livres’ fazendo parte de cada coração verde e amarelo.

Quem sabe hoje pode ser o dia? Não ria, afinal ainda podemos sonhar.

Ione Sak
Enviado por Ione Sak em 08/09/2009
Código do texto: T1799532
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.