Como se não houvesse o amanhã

Costumo sempre dizer quando alguém me pergunta sobre música, que por trás das melhores bandas de rock sempre existem grandes filósofos.

Renato Russo por exemplo, compôs várias canções que são mais que músicas - simples, mas verdadeiras lições de vida cantadas. "É preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã, porque se você parar pra pensar...na verdade não há."

Semana passada uma breve "visita" ao Instituto Médico Legal me fez pensar sobre tantas coisas...principalmente sobre o quanto a vida passa rápido e como cada um enfrenta isso. Seja como for, a morte um dia vem. Sei que não é o melhor nem o mais atrativo dos assuntos pra maioria de nós, mas, quem sabe se nos lembrássemos com mais freqüência da nossa condição de mortais, viveríamos melhor ?

Triste não é como algumas pessoas morrem, mas como muitas vivem. Falta humildade de espírito, falta amor próprio e ao próximo, falta consciência de si mesmo...e junto com isso sempre vem uma boa dose de esquecimento. Ninguém precisa se lembrar o tempo todo que um dia vai morrer...mas é incrível como muita gente age como se fosse imortal. Políticos semi-deuses, autoridades que se enxergam acima da lei, pessoas anônimas, mas com uma arrogância digna de reis e rainhas...esses são alguns exemplos mais comuns.

E quantas pessoas deixamos passar pela nossa vida sem que possamos lhes dizer o quanto elas são ou foram importantes pra nós ?

A gente às vezes ama mas não diz...por quê? Medo de ser mal interpretado, de não ser correspondido...e talvez tudo que a outra pessoa espera é justamente o que omitimos em fazer ou dizer. E a vida vai passando. Passam-se alguns anos e você olha pra trás e se assusta - "Será que fiz tudo da melhor maneira?"

Não adie gestos nobres, palavras positivas...

Independente da crença, religião...a morte realmente é a única certeza comum a todos. Escolha viver o mais intensamente possível.

Amar de verdade nunca é demais.