Infância nos anos 50

Penso que sou feliz por ter nascido no último ano da primeira metade do século passado! Complicado?Nem tanto! Calcule!.

Convivi com pessoas maravilhosas, cuja educação , para os jovens de hoje em dia, parece piegas.

Beijar a mão do avô e da avó e pedir a benção....__Deus te abençoe!

Vestir a melhor roupinha no domingo para ir à missa.Confessar, comungar, beijar a mão do padre sem dizer nada e ele também responder em silêncio.

Chegando em casa, já teria que trocar a roupa por uma mais usada e preparar-se para macarronada com galinha, pois é, não se dizia frango, embora na maioria das vezes fosse frango mesmo.Se desse sorte e tivesse visitas para o almoço, podíamos contar com um guaraná sem gelo, senão seria limonada ou água com groselha.

Na sobremesa , frutas ou um pudim de leite

As pessoas eram tão puras e simples como esse cardápio.

Sobrava a tarde para visitar a avó e encontrar os primos.

A avó geralmente tinha mais do que seis filhos e juntando com noras, genros, netos e netas, a casa ficava que era uma festa!

Os primos mais velhos esmeravam-se nas traquinagens.Se a casa da vó tinha árvores,inventavam balanços, armadilhas para pássaros e todas as macaquices possíveis.

Se porém, só restava o velho sótão ou palheiro onde se guardavam ferramentas, ai coitadas!No dia seguinte iam estar todas esparramadas e frustradas na tentativa dos primos construírem ou consertarem algum brinquedo.

Numa dessas visitas à casa da nossa avó, meu irmão levou uma caixa de bombinhas.Acho que ele já tinha arquitetado todo o plano.Lá chegando abriu todas elas, e tirou a pólvora, com ela fez um caminho e no final deste colocou algodão e gravetos. Suponho que ele tinha assistido algo parecido num seriado de matinê.Só faltava a coragem para apropriar-se dos fósforos do fogão e atear fogo na engenhoca.Mas isso também ela já tinha pensado.Tínhamos uma prima que era bem corajosa, atrevida e não tinha medo de surra.Ela concordou em buscar o fósforo e acender o rastilho.Foi rápida, em menos de dez minutos ela já estava com a mão queimada !Ela não acendeu bem no inicio da pólvora e esta quando o fogo pegou, conseguiu alcançar a sua mão.

Os primos ficaram de castigo, inclusive , eu . A prima atrevida agora chorava no colo da avó e a mãe lhe prometia boa surra.O meu irmão, muito sem graça, ficava imaginando o que é que não deu certo!

Ah! se ele tivesse colocado fogo num graveto mais comprido em vez de acender diretamente com o fósforo!

Fica pra próxima! Ou será que domingo que vem vou tentar desmontar aquela máquina fotográfica que meu pai tem guardada no quarto dele?

Belas tardes! Belos dias!