CRIAÇÃO E CRIATIVIDADE

Deus criou o mundo em sete dias, concorda? Não. Diz-se que o trabalho criativo durou apenas seis dias. No sétimo descansou. E o que Ele ficou fazendo desde então? Descansando feito gênio em garrafa velha? É difícil acreditar que um ser tão cheio de imaginação tenha esgotado seu poder criativo em menos de uma semana. Ninguém me convence de que o Deus que foi capaz de criar os milhares de peixes, borboletas e flores resolveu se aposentar após meia dúzia de dias ativo. Em resposta a essa questão o próprio Filho disse: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (João 5:17). E em que serviço Deus ainda se ocupa? Deixa que eu respondo: Ele continua criando.

A criação não terminou. O Genesis continua. Quem sabe estejamos no oitavo dia?

Penso que nos seis dias iniciais Ele criou umas peças básicas e uma estrutura, depois descansou. E esse “descansou” para mim foi só uma parada para ficar curtindo a criação. Dizendo: “Bom, legal, jóia, que lindo!”. Mas eu acho que Ele se cansou de descansar e sua mente irrequieta, borbulhando idéias, passou a inventar mais coisas bonitas. Um dia Ele cria um caudaloso rio novo, noutro, pela manhã, um bebê cordilheira e, à tarde, uma cascata maravilhosa – é bom contar cada dia desses na mesma medida de cada um dos seis dias do primeiro capitulo de Genesis.

Não sei lhe dizer o que Deus está criando agora. Não tenho essa revelação. Alias, acho mesmo que só a geração do nono dia – já que, supostamente, estamos no oitavo – é que poderá dizer.

Perdoem-me se lhes pareço herético, mas é que fico pensando, imaginando, criando, criando... Acho que herdei isso dEle.