Eu preciso tomar jeito (EC)

O que é "pré-sal"? Alguém sabe? 

Algumas hipóteses: 

A mais óbvia: Aquele momento de embate com a fresca salada, desfile de folhas e legumes em profusão, tomate, rúcula, brócolis que não pode faltar, cebola que não pode chegar... O instante sublime em que os grânulos praticamente invisíveis em sua brancura, aliados aos seus amigos outros mais líquidos, transformam como num passe de mágica o insosso em delícia.  Pérai! Delícia??? Foi mals. Até porque o  cardiologista onipresente está de olho no pós-sal e vai querer aumentar a dose do Ara Dois.

Pode ser outra: Se eu fosse erudito ou simplesmente pedante, poderia até tentar engambelar e dizer que é o momento exatamente anterior ao surgimento do cloreto de sódio como composto iônico, um instante antes de que as partículas de cátions e ânions se unam. Que tal?  Mas a verdade é que isso soaria ridiculamente falso, pois de química entendo ainda menos do que sobre a motivação do Nelsinho Piquet em fazer as bobagens que fez. Vamos prá outra...

Seria então aquela região que fica mais ou menos a 7.000 metros de profundidade e que se estende ao longo de 800 quilômetros na costa Brasileira e que o petróleo encontrado nesta área está abaixo de uma extensa camada de sal?  Mas essa, se até o egrégio Professor Luis Inácio explicou, não deve ser a verdadeira...

Última tentativa: Seria "pré-sal" uma gíria para indicar aquele largo momento do mes, mais ou menos 29 dias, quando o anterior já se foi e ainda sobra muito mes no fim do dinheiro?  Nesse caso, companheiras e companheiros, o "pré-sal" seria o momento perene de corda-bamba antes do próximo salário. Pode até não ser esta a resposta correta, mas faz sentido. 

Nenhuma das anteriores?
 
Preciso mesmo tomar jeito e me informar mais (ou menos).

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Preciso Tomar Jeito.
Saiba mais, conheça os outros textos: http://encantodasletras.50webs.com/tomar_jeito.htm
Rosso
Enviado por Rosso em 14/09/2009
Reeditado em 15/02/2010
Código do texto: T1809430
Classificação de conteúdo: seguro