O Fantasma da falha

O sol ao refletir na teia da aranha que se fixava entre as grades do portão iluminava as gotas de orvalho que a enfeitavam dando-lhe brilho como se fossem caminhos de diamantes.

Sem tempo para observar esta bela arquitetura, um pequeno inseto lutava para desvencilhar-se da complexa armadilha. Caso falhasse em sua última tentativa, perderia a vida...

Falhar, entre seus muitos significados inclui não atingir os objetivos, sentir-se ou ser derrotado. O fantasma da falha sussurra em nossos ouvidos que somos incapazes, devemos desistir...Vem acompanhado do medo, da sensação de fracasso, do tempo perdido, da não aprovação das nossas escolhas e atitudes...

Para a criança, falhar é esquecer ou não saber fazer as lições; para o adolescente, não ser aprovado no vestibular, ou em uma entrevista de emprego. Ao escritor, essa personagem sombria aparece quando as palavras se escondem e a imaginação não colabora. Como resultado, ele duela com a caneta riscando a folha de papel. Há também o receio de fracassos maiores, no amor e na vida...

As falhas fazem parte da vida, dessa imensa e desafiadora “teia” em que vivemos. Precisamos fazer como o inseto fez para vencer; tentar e tentar!