...AS VERDADES E AS MENTIRAS DA ARTE...

"...sempre que uma sociedade, ou um poderoso segmento da sociedade, ou um governo de qualquer espécie, tenta impor ao artista o que ele deve fazer, a arte desaparece por completo, torna-se estereotipada, ou degenera em uma forma inferior e desprezível de artesanato..."

OSCAR WILDE

Presenciei estes dias uma discussão longa e não conclusiva sobre o que é arte ou não. o muro em frente ao bar em que algumas pessoas tomavam cerveja para aliviar o calor absurdo estava repleto de cores e palavras em completa falta de harmonia. Dois amigos discutem se aquilo é uma expressão válida de arte ou se é apenas lixo visual. Após uma infindável série de teorias e reflexões nada claras, fiquei sem saber o que eles realmente achavam daquela coisa feia ali na nossa frente. Eu penso que toda e qualquer manifestação de uma pessoa em relação ao universo das cores, sons, letras e imagem, deve ser considerado arte. Nós devemos ter a possibilidade de dar ao que nos é exibido o conceito de bonito ou horrível. Acontece com a música hoje em dia, tudo que escutamos nas rádios é arte? Tem algum valor? Todos os filmes violentos que expõem a realidade dos dias atuais são arte? O feio talvez não seja reflexo da falta de poesia que faz parte da vida de todos hoje em dia? Talvez fosse preciso eu pedir desculpas por fazer tantas perguntas, mas eu gostaria de saber as respostas, pois ao menos uma vez na vida eu gostaria realmente de fazer arte, sem ter de me envergonhar disso.