Ondes estão todos os homens bons?

Recentemente , escrevi uma crônica lembrando uma diva da minha adolescência, a cantora inglesa , Tina Charles.Foram dias alegres, festivos, com canções dançantes, letras ingênuas. Um período da minha existência onde a fantasia prevaleceu. Vieram os anos 80; Barulhentos, inquietos, e eu não era mais o garoto sonhador. A vida já estava mostrando, para mim, sua face cruel. Mas a juventude ainda me fazia vibrar com a música da época. Tudo bem, eu gosto de música clássica. Ainda menino, Beethoven me encantou. A 6ª sinfonia, opus 68 em fá maior, tocada pela filarmônica de Berlim- na minha opinião- é a maior obra criada pela mente humana. Sim, a música popular ou música pop, essa está sempre presente em todos os meus momentos, e outra cantora inglesa, esta, sem a doçura, sem a meiguice da rainha da “ Disco” , ao contrário, com uma voz rascante, jeito agressivo , cara de bruxa, ainda assim, muito charmosa: Bonnie Tyler. Ela tornou-se uma espécie de” meu objeto de um desejo estranho.” (Sem querer parodiar).Sua música forte, também dançante, nos embalava.Havia uma especial, cujo título chamou-me a atenção:" I need a hero ": "Preciso de um herói". E logo no primeiro verso, ela perguntava: onde estão todos os homens bons? E eu ficava perguntando, também: onde estão todos os homens bons? No campo- área rural- convivendo com pessoas humildes, deparei-me com seres que acreditavam na bondade humana.Não sei se por ignorância ou por sabedoria, essas pessoas passavam otimismo, esperança, faziam-me imaginar que a vida não é tão má assim.E os homens bons, Onde estão? Erramos no caminho, na procura da felicidade? Esses homens bons que aquela canção referia-se, eram aqueles rurícolas, gente simples demais para mudar o mundo? Eu achava que eles não conseguiam mudar suas próprias vidas; convenhamos , mudar o mundo.Agora, estou pensando, novamente vem, à cabeça ,aquela música tão esfuziante;e até chego a associá-la com a pobreza nordestina.Casebres, com flores em canecos pendurados em alpendres baixos. Crianças brincando em terreiros de chão de terra batida. Pessoas conversando em noites enluaradas.Gente , aparentemente frágil, rezando , cantando, suas ladainhas desafinadas em procissões que atravessavam montes íngremes, que só a força da fé conseguia explicar tal situação.Seriam eles os homens bons? Chego a conclusão que é a vontade de ser um deles- um homem bom- o meu gosto por essa canção.É , precisamos de um herói.Alguém que tenha a confiança na vida, o comportamento equivalente a pureza daquela gente simples , que ao realizar tarefas árduas, debaixo do sol ou da chuva, torna-se um guerreiro do bem.A terra , feminina, mãe de todos os homens.É nela que pode criar-se os homens bons.

Soleno Rodrigues
Enviado por Soleno Rodrigues em 19/09/2009
Reeditado em 30/01/2014
Código do texto: T1819803
Classificação de conteúdo: seguro