Blog do Noblat - Brasileirão: o brilho dos interinos

Publicado por Marcondes Brito no Blog do Noblat em 27/07/09

A grande surpresa da 14a rodada do Campeonato Brasileiro foi o brilho dos interinos.

O Flamengo, enquanto não contrata um substituto para o demitido Cuca, jogou provisoriamente com Andrade e ganhou do Santos na Vila Belmiro.

O Palmeiras, ainda sob o comando do "quebra-galho" Jorginho, goleou o Corinthians por 3x0.

Nada pode ser mais instável e imprevisível do que a profissão de técnico em nosso país.

Certa vez perguntei a Nilton Santos, o melhor lateral-esquerdo da história do futebol, por que ele nunca quis ser treinador.

"Poderia até ter escolhido essa profissão, mas não suportaria depender dos outros. Que culpa pode ter um técnico se o atacante perde um gol debaixo da trave ou se o goleiro leva um frango daqueles?", respondeu com a maior convicção.

Lembrei disso porque esse Brasileirão está se detacando pela "dança dos técnicos". Quase toda semana cai um (ou mais de um). E muita gente boa ainda vai cair até o final do ano.

Então comecei a comparar o talentoso Nilton Santos com os técnicos que hoje brilham e ganham fortunas. Se pegarmos, por exemplo, alguns dos mais famosos, com o Luxemburgo, Tite, Mano Menezes e Celso Roth, talvez seja possível concluir apressadamente que só os ex-jogadores medíocres farão sucesso na profissão.

Teve ainda o Parreira, campeão do mundo em 1994, que nunca chutou uma bola. E Vicente Feola (lembram dele?), nosso comandante na histórica conquista de 1958, dizem até que dormia no banco de reservas.

Nilton Santos, também conhecido como a Enciclopédia do Futebol, jogou a vida inteira no Botafogo, morou depois em Brasília e hoje vive modestamente para quem foi duas vezes campeão do mundo pela seleção brasileira.

Melhor ainda do que a convicção de Nilton Santos para evitar a profissão, foi a resposta de Romário:

"Não quero ser técnico para não ter que me deparar com jogadores 'malas' como eu..."

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2009/07/27/brasileirao-brilho-dos-interinos-208595.asp

Marcondes Brito
Enviado por Marcondes Brito em 20/09/2009
Código do texto: T1821141