Quem é Elcio Verçosa?

Essa foi a indagação de alguém que se posicionou contrário ao convite realizado ao Prof. Elcio Verçosa para assumir a Secretaria Municipal de Educação de Maceió recentemente.

Refleti sobre a questão a partir de uma das premissas do Mestre Paulo Freire: consciência exige conhecer. Acredito que formar consciência é possibilitar o conhecimento profundo da realidade, todos os pontos fortes e fracos, somente assim é possível dar o próximo passo, ou seja, o passo da intervenção para a transformação. Que realidade educacional de Maceió conhece a pessoa que indaga: “Quem é Elcio Verçosa?” Indignada, não com a indagação, mas com o processo que gerou a mesma, e sabedora do ganho que teria a educação no município de Maceió com a contribuição desse Professor, demorei a dormir. Ao sair de casa às 6 horas da manhã e pegar a estrada de Maceió à Arapiraca, ainda era muito presente o sentimento de indignação e sensação de desânimo.

O desânimo fazia a esperança ficar miúda, pois também veio-me à lembrança uma fala que escutei da Profª Fátima Guerra - UnB, quando se referia a possibilidade que tivemos de ter tido Paulo Freire como Ministro da Educação no Brasil e não aconteceu, talvez pelas mesmas razões. Na ocasião ela falava da possibilidade perdida, se emocionava e dizia: “Eu tenho saudade do futuro que o Brasil não teve”.

Lembrei muito de Fátima Guerra hoje pela manhã e pensei: será que teremos que continuar sentido saudade do que poderíamos ter vivido na educação, mas a mesquinhez político-ideológica não nos permitiu?

Quem é Elcio Verçosa? Se me fizessem essa pergunta não titubeava:

• Homem em elevado grau de humanização, [como devemos ser] que olha no olho da gente quando nos escuta e fala manso, mesmo quando se encontra em situação onde o que prevalece é o antagonismo de pensamentos e idéias;

• Ensinante e aprendiz permanente, pois não mede distância para socializar saberes e conhecimentos, nem tão pouco para perguntar, sempre que não se compreende uma determinada questão, por isso é educador;

• Professor que pela inerente curiosidade epistemológica, foi buscando compreender cada vez mais a realidade da educação em Alagoas e se transformou no Doutor da Educação que É;

• Ser esperançoso e comprometido com a qualidade social da educação pública; dedicando-se, voluntariamente, há quase dez anos ao Conselho Estadual de Educação, com uma história profissional destacada ao receber a Comenda do Mérito Educativo Alagoano em 2008.

• Outros títulos e homenagens lhes foram dados pelo reconhecimento ao trabalho e o comprometimento na defesa de políticas públicas de educação de qualidade neste Estado. Mas não é isso que o faz ser quem é, é por ele ser o que É, que recebe homenagens por onde passa, pois tem gasto a vida em questões da educação, sem medir esforços.

Certa vez quando conversávamos falou: -“As hipóteses que levantei sobre a educação em Alagoas se confirmam a cada dia, mas não levantei as hipóteses para serem permanentemente confirmadas, mas para serem superadas.”

Inquieto com a lentidão do processo de superação dos problemas sócio-históricos da educação alagoana, ele persevera na luta e não consegue atracar o barco em Porto da Rua, resistindo à beleza e a sedução de seu querido mar.

Esse é Elcio Verçosa, que conhecemos ou devíamos conhecer.

Arapiraca, 20 de junho de 2009