Pintura: Dante e Virgilio no Inferno - Bouguereau
Música: Aria - Bach

Inversão de valores
 
Nos dias de hoje é muito comum ouvirmos a expressão “inversão de valores”. Entendemos por inversão de valores a falta de respeito às normas básicas da família, da sociedade, da nação e do mundo. Essas normas básicas não são obras de uma pessoa ou de grupos de pessoas. Elas nasceram devido ao fato do homem ser um SER grupal e, para viver em grupo, existe a necessidade de regras.

A inversão de valores é praticada no mundo todo em diferentes escalas. Nos países estáveis econômica e politicamente, com boa distribuição de renda, ela é menor, embora, exista.

A culpa pela inversão de valores é de toda a sociedade, inclusive, de cada um de nós. Não somos apenas produto da sociedade. A sociedade, com certeza, tem a nossa cara.

Por que a culpa é de todos nós? Porque os mandatários vigentes foram colocados no poder pelo nosso voto. Porque consumimos os produtos de uma mídia alienante, a serviço do poder e do consumo. Porque a filosofia da conquista pela luta foi substituída pelo levar vantagem em tudo e conseguir sucesso de maneira fácil.

Há poucas décadas atrás, o chavão dominante era o “autoritarismo”. No autoritarismo poucas pessoas mandavam e uma multidão de oprimidos obedecia. Na era da inversão de valores os fatos não são muito diferentes. A multidão de oprimidos foi substituída pela multidão de enganados. Os mandatários mandam menos e acreditam que mandam mais.

Na era da inversão de valores o certo e o errado, a mentira e a verdade bailam despudoradamente ao som da música da conveniência. A música da conveniência é para alegrar a galera, o seu ritmo não segue os padrões clássicos e muda a cada dia. Nessa era a música não tem importância, não tem valor nenhum, o que tem valor é o cantor versátil. O cantor versátil, das músicas da conveniência na atualidade, consegue compor e cantar o errado e a mentira como certo e verdadeiro. E no final do espetáculo, arrancar calorosos aplausos da platéia.

A inversão de valores não é um privilégio do macro universo, também, no micro universo ela se faz presente. A família e a escola, baluartes na formação da pessoa, já foram afetadas por esse terrível mal. A família e a escola são os sustentáculos da sociedade, quando elas começam a ruir, dificilmente, a sociedade ficará de pé.

O diagnóstico está feito, falta o tratamento. O tratamento desse terrível mal chamado inversão de valores passa por cada um de nós. A ética, a moral e os bons costumes têm que ser uma prática de todas as pessoas, indistintamente. E lembre-se: o nosso destino, o da nossa vila e o do nosso país depende, única e exclusivamente, de nossas atitudes.
 


Roberto Pelegrino
Enviado por Roberto Pelegrino em 24/09/2009
Reeditado em 23/11/2009
Código do texto: T1828350