Projeto de Felicidade

A palavra mais dita no decorrer da vida com certeza é o amor, mas aliciada a ela esta a “FELICIDADE”, e a sua eterna busca. Questiona-se se a felicidade são momentos ou se é apenas um sentimento muito passageiro, ou ainda se pode ser um estado de espírito permanente. Independente do que se acredita, neste mundo moderno do qual participamos, a maioria das pessoas estão em busca da tal felicidade, ou de um projeto de felicidade! A busca ocorre de diversas maneiras, muitos se entregam a paixões arrebatadoras, por meio de drogas, ou a difícil tarefa da realização profissional, às vezes nos filhos, cada ser humano elege algo ou algum setor da vida no qual a dita felicidade esta em potencial. E se não a encontramos a frustração será o próximo sentimento que se encostará nas esquinas da nossa alma. Mas qual seria então a finalidade deste projeto de Felicidade? Certamente se pensarmos que a Felicidade é um estado permanente, a busca nunca terá fim. Penso que a felicidade seja muito mais simples do acreditamos, quando a colocamos num pedestal, em um alvo super almejado, a felicidade estará sempre muito distante de qualquer realidade humana. Quando a vemos como sensações de bem-estar, como momentos dos quais desfrutamos gostosas risadas, brincadeiras e afagos no coração, a felicidade se torna mesmo que por alguns pequeninos instantes de alegria uma concepção bem mais próxima do desejo humano. Mas se deve ter cuidado a felicidade nunca é real ou benéfica se esses momentos de “felicidade” estiverem condicionados posteriormente a sentimentos como culpa, frustração, tristeza, ou que essa felicidade venha de maneira rápida e que as prestações sejam a infelicidade de pessoas das quais dizemos amar. Devemos ainda nos preocupar com a felicidade vendida, do qual a dependência nos submete e escraviza, ficar sob os velhos paradigmas de que a felicidade depende somente de outros fatores como dinheiro ou companheiros amorosos, nos leva a deixar a busca de lado, dentro do nosso contexto de vida a felicidade não deve se privatizada por um único fator. Tente apenas procurar quais são os vetores dos seus momentos de felicidade. É uma música no chuveiro? É a companhia dos amigos? É o aconchego familiar? É uma caminhada na praia? É o alcance de um certo status? O que te impulsiona a se sentir bem? Adote isto em sua vida e prolongo essa sensação! A Felicidade para mim e apenas a mão leve de quem a gente ama com um longo afago nos cabelos que nos leva a dormir e sonhar.

Então pense qual é o seu projeto de “Felicidade e vá à busca!

Cyrlene Rita dos Santos 02/05/09