Bula

Não seria muito original querer que tudo na vida viesse com bula, isso é estranho de certo modo por que as maiorias das pessoas não leem as bulas. Então fica meio que sem nexo querer que tudo viesse com bula para não lermos e ela não ser usada. Como diz um a certa propaganda seria bem melhor experimentar antes de usar ou comprar. Fiquei pensando como seria mais fácil se pelo menos as pessoas viessem com bula, uma lista de recomendação. Sou ciumento, ou não lido bem com as pressões, não sobrevivo a namoros a distância, às vezes sou falso. Mas essa parte seria muito chata por que as pessoas veriam só um lado o não tão atrativo, e “talvez” diminuiria o numero de recém nascidos no mundo, então a bula viria também com as qualidades de cada individuo. Sou alegre, canto bem, gosto de fazer cafuné, sou determinado, sou seguro. A questão é que essa bula deveria vir feita sob encomenda pelo próprio gene da pessoa, por que se fosse feita por ela poderia realçar só as características boas, se fosse feita por outra pessoa poderia realçar só as características não boas. Então o gene seria o mais próximo do verdadeiro. Isso seria bom porque não se precisariam dar conselhos que geralmente não são ouvidos do tipo “essa pessoa não é boa para você”, cada um atestaria o que realmente gostaria de ter para o resto da vida, salvo a família, por que esta não adianta ter bula ou saber exatamente como é cada um, eles sabem e tem que conviver com isto, mas os outros relacionamentos como patrão e empregados, casais de namorados ou nas amizades teriam pelo menos a opção do que estariam levando para “casa”. Seria uma opção ficar com a pessoa mesmo com aqueles defeitos de fábrica. Assumiria os possíveis erros sem engano, sem reclamação, mas com direito a devolução. Tudo isso com certeza é uma idéia pira* de quem não tem mais o que escrever. É quer saber? Mesmo que a gente ache que as pessoas não vêm com bulas, elas vêm sim. Elas não mudam tanto assim com o tempo, nem se transforma numa coisa que já não era com o casamento ou as situações da vida. Eram, e sempre serão o que a bula já demonstrava que eram. Com seus defeitos e características. É um engano dizer que as pessoas mudam de uma hora para outra, sempre há sinais, vestígios não visto. E todos nos caímos na mesma velha história de não lermos a bula. Tanto sofrimento as vezes que podia ser evitado, tanto engano não necessário se descemos um pouco mais de atenção ao outro que não fosse conjuntando a nossa própria sombra. Acredito que todos são de certa forma, mesmo que não queiramos meio transparentes, ou bulas ambulantes. Demonstramos o tempo todo ou boa parte do tempo o que somos e como seremos pelo resto de nossas vidas. Na verdade não há enganos, a única questão é que cada um enxerga o que quer ver, ou o que o coração quer ver. Como diria o cantor e poeta Cazuza “O teu amor é uma mentira que a minha vaidade quer”.

Cyrlene Rita dos Santos dia 27/03/09.

*Pira seria só um diminutivo de pirado, neste caso pirada, como estão usado por ai.