Um Exemplo

Você não precisa acreditar em reencarnação, nem em outras vidas, espíritos, nem mesmo daqueles fantasmas que nos assombravam em nossa infância: (bicho papão, mula-sem-cabeça, o homem do saco etc).

Não importa sua religião, seja católico, não praticante, kardecista, agnóstico, umbandista, candomblecista, budistas, crente, evangélico, seja qual for é preciso deitar olhos para esta biografia.

Não no sentido religioso da palavra, mas para caso de em algum momento de sua vida esteja montado na soberba, no orgulho, na falta de humildade, e afins, ler a biografia de Chico Xavier faz com você pense melhor e reavalie sua posição.

O exemplo de abnegação, de total desprendimento material, o sofrimento que passou durante toda vida, sem sequer reclamar pelo enfado, um exemplo de ser humano.

Ao ler a biografia de Chico em uma semana, pensei sobre os nossos reclamos da vida, a desistência de qualquer pequeno obstáculo, a soberba, e a vaidade que acomete muitos seres humanos.

Durante toda vida, sequer vociferou um comentário maldoso sequer, mesmo contra os céticos que o criticavam e o chamavam de charlatão, sempre teve uma palavra de amor ao seu próximo.

Com mais de 400 livros psicografados, nunca, jamais, ficou com um centavo dos direitos autorais, pois dizia que àqueles livros não o pertencia e sim aos que ditaram para ele.

E não foram, diga-se, qualquer um que veio a Chico após a morte ditar seus poemas: de Eça de Queiroz a Umberto de Campos, nomes consagrados da poesia e literatura.

Seus livros foram traduzidos para diversas línguas: inglês, francês, japonês, etc.

Logo um ser humano deste porte deveria não ter sofrido, mas não foi o que aconteceu, Chico passou por poucas e boas na vida, de doenças ao trabalho árduo de sol a sol, sem ter nunca faltado como funcionário público que era, do que viveu até o resto de sua vida.

Chico morreu puro, sim nunca teve mulher, e é explicável que um ser humano deste quilate permaneceria puro como veio ao mundo.

Ademais, caros, caso a leitura seja um fardo em sua vida, em breve estará chegando aos cinemas o filme baseado na biografia, e poderão ver este brasileiro, um dos mais importantes de todos os tempos, que disputou o Nobel da paz, nas telas e quem sabe compreenda o que escrevi aqui, do exemplo que foi e que é para todos.