A Influência da Telenovela no Comportamento da População

Os chamados “Brasis’, devido ao seu imenso tamanho e da diversificação cultural e regional ( do Brasil), são mais numerosos do que as cinco regiões geográficas nos quais foi dividido o país.São uma variedade de hábitos, costumes, linguagem que enriqueceram o folclore regional, mesmo tendo sido colonizado pelos portugueses, e com a religião católica como a responsável por todo o Brasil, imposta pelo colonizador, a predominância de alguns aspectos específicos regionais próprios diferenciam um povo, resultado da imigração do português, da miscigenação entre índios, negros e europeus. Mais tarde, a imigração, nos séculos XIX e XX completaram a mescla maior do povo brasileiro.

A cultura nacional é “sui generis”, diferente de qualquer outro país do globo. No entanto, toda essa riqueza cultural está sendo ameaçada pela televisão, que está padrozinando comportamentos e hábitos. A televisão, e principalmente a telenovela, é que tem mais influência sobre o comportamento da população de baixa renda, que têm como única opção de lazer mais barata a “telinha”.

A “telinha mágica” vai cada dia hipnotizando milhares de cabeças jovens, ou fazendo sonhar cabeças mais maduras, com personagens imaginários e criados pelos seus autores. Quando a novela é época, as histórias em si mesmas é que atraem a curiosidade e interesse dos telespectadores. No entanto, as novelas com histórias contemporâneas é que influenciam mais os hábitos, costumes, moral e, principalmente, a moda.

Assim, os costumes da “zona sul” do Rio de Janeiro vão sendo observadas pelo Brasil afora, só que com conotação diversa. A liberdade dos costumes, a linguagem local, corte de cabelo, roupas ou atitudes dos ‘ folhetins’, podem ser vistas logo após serem usadas pelos personagens das telenovelas

Tudo isso é positivo, falando-se do ponto de vista comercial, pois a televisão nada mais é do que uma empresa que gera dinheiro com o consumo, e tem que satisfazer os seus clientes que pagam as caríssimas propagandas nas televisões comerciais. No entanto,do ponto de vista social e psicológico, a comunicação de massa é responsável pela quebra de costumes, impõe hábitos, destrói a cultura popular e regional.

A influência da telenovela no comportamento da população é percebida por poucas pessoas. Algumas têm consciência dessa nocividade, mas são uma minoria, aquela que geralmente têm o hábito de ler e criticar conhecimentos.

A maioria da população, entretanto, é anestesiada todos os dias em pequenas doses para comprar determinado produto, falar de determinada maneira, vestir-se dessa ou daquela forma e, principalmente, acaba modificando os costumes que há gerações vêm sendo ensinadas e persudidas de forma inconsciente e destrutiva.

Até quando a televisão brasileira popular será exclusivamente comercial, sem se importar com a formação social, educacional do país, já que a sua força persuasiva é inegavelmente forte e poderosa?

__________________________________________________________

KALMAN, Regina Dragiça - Escritores e Escritoras do Século XXI, Rio de Janeiro, Litteris Editora,1994, pág.93-94

Regina Kalman é professora de História