Alma, Anjos e Psicanálise

(ando tão sem inspiração, que só me resta reciclar....)

A “alma”, a mente, é morada de “anjos”. O grande dilema é que ai moram, juntos, “anjos” beatificados e satanizados. São eles, os anjos satânicos, que infernizam a vida da gente. A pessoa isola, refugia em rituais extravagantes, trancafia-se em quartos, receosa de que algo brutal lhe aconteça. Não anda de carro, avião, nem a pé. Não pode estar entre as pessoas. Não dorme, não come. Vomita em horários regulares. Não vai ao banheiro, “ressecada” por vários dias. Algumas penam tanto que preferem a morte.

Freud descobriu que a doença da “alma”, antes de ser doença, é defesa contra a manifestação de anjos “endemoniados” e que a Biologia do seu tempo (nem a de hoje) não dava conta de oferecer informações capazes de esclarece-la melhor que a Psicanálise. Método que o professor criou para “domar” os “demônios” que afligem a mente humana, naquele tempo e hoje também.

Essa é a minha birra com Freud. O método psicanalítico não tem acesso direto ao “demônio”, ele é inconsciente, inominado, por isso mesmo indestrutível. A Psicanálise só faz subjugar o “demônio”, na sua linguagem, colocá-lo sob domínio consciente, da razão. Por isso não há garantia de “cura”, o “demônio” está sujeito, por razão econômica, o aumento da sua energia, fugir ao controle novamente. Só que agora, é isso que o Professor proclamava, já se sabe que os sintomas, tudo aquilo que faz sofrer é manifestação inconsciente, dos “anjos satanizados”, a quem devemos compreender, dar significado e. se possível, rir deles.

Assim sobra energia para fazer frente ao inimigo externo, um mundo tão desequilibrado!

Joao dos Santos Leite
Enviado por Joao dos Santos Leite em 06/10/2009
Reeditado em 10/10/2009
Código do texto: T1851622
Classificação de conteúdo: seguro