O REVERSO DO INVERSO

O reverso do inverso

Muitas vezes, uma pessoa de nosso convívio: Amigos, colegas de trabalho, vizinhos e até parente, muda de repente seu comportamento em relação a nós e começa a nos tratar de uma forma que nos faz pensar que a ofendemos sem querer e sem saber como e quando.

Então começamos a torrar os miolos tentando descobrir o que fizemos de errado. Perdemos noites de sono, sentimos remorsos, perguntamos a uns e outros, o que poderia ter acontecido, sem obter nenhuma resposta

satisfatória. Até que algum acontecimento venha nos mostrar que a história é completamente inversa ao que estamos pensando, e que foi esta pessoa que nos traiu de alguma forma e agora se sente constrangida na nossa presença e passa a nos evitar por medo de "trair-se" em palavras e gestos, acabando por denunciar o mal que nos fizera.

Existem casos em que várias pessoas começam a se comportarem diferente e nos faz pensar que estão todos ofendidos conosco. Então a coisa complica, pois sabemos que se entre dez pessoas, oito estão contra nós, devemos repensar nossas atitudes e perceber que o erro está em nós. No entanto, pode acontecer de uma pessoa ter no caluniado

e espalhado sua calunia para todos os outros do nosso grupo e assim, todos ficarem diferentes e constrangidos em nossa presença.

Por outro lado, pode também todos estarem percebendo a traição e ficarem numa situação desconfortável diante de nós, sem saber exatamente como agir, por serem amigos das duas partes, ou por não quererem se envolver no caso. Geralmente o grupo é dividido nestes dois casos; alguns acreditando e outros não acreditando, mas todos constrangidos.

E a corda sempre arrebenta pelo lado mais fraco, que é quem está sendo caluniado. Os efeitos, para quem não sabe se defender,costumam ser nefastos. Mas dura pouco. Os ventos sempre sopram a favor da verdade, e, mais cedo ou mais tarde, esta vem à tona. Isto acontece porque ninguém consegue fingir o tempo todo, a máscara acaba por afrouxar e cair.

Camélia La Branca

27/09/09/09

****

Camélia La Branca
Enviado por Camélia La Branca em 08/10/2009
Código do texto: T1855148
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.