Viajando por ali e aqui -9


Óbidos.
 
Existe Óbidos aqui e existe Óbidos acolá. A  que eu conheço é a de lá. Um Poema escrito por muitas mãos. Na verdade, uma coletânea que se faz através do tempo. Um poema em cada canto.   Em minhas mãos, reavivo as lembranças. Cartões Postais que comprei em um cartão postal. E fotografias de um fotógrafo fora de série. Pois quem fotografa Óbidos assim se sente. Li em algum lugar e também me senti.
Conheci pouco de Portugal. Viagem curta, três noites apenas, no Hotel Tiara. O dos colchões mágicos. Lisboa e arredores, Fátima e Óbidos. Passamos a manhã em Fátima, onde almoçamos. À tarde em Óbidos, onde experimentei a Ginja, ou seja, experimentei o licor feito com ela. A Ginja é uma fruta.
Óbidos é uma vila amuralhada na qual se entra por uma porta. Mas não precisa bater, é só entrar e abrir bem os olhos admirativos. De cara, bem na entrada a bordadeira borda e o músico toca uma canção dolente. É longa a história dessa vilazinha de casas brancas enfeitadas de cor. Os beirais, as molduras. Portas e Janelas e muitas flores. Buganvílias e madressilvas. Data do século I. No Século XII foi retomada dos Mouros. NO XIII, D. Afonso II deu-a de presente a Rainha Urraca. Se eu me chamasse assim viveria aos urros , mas não dando urras. Mas bem eu queria ter sido Raínha de Portugal para ganhar Óbidos de presente, porque virou moda: desde então passou a pertencer a outras rainhas. Rainha Olímpia, a Idiota. Deve ser bom ter uma cidade inteirinha para si próprio. Se bem que não saberia o que fazer com ela. No estado de São Paulo tem uma cidade com meu nome. Não é minha. Gosto dela assim mesmo, sem conhecer.
Óbidos é cercada por muralhas. Foram restauradas no século XVII. Pode se caminhar por elas. Disseram que a visão que se tem de lá é fantástica. Não arrisquei. São perigosas, sem grades de proteção. Pode-se cair de lá embora não se saiba de alguém que tenha caído. Mas a Lei de Murphy sempre funciona comigo. Ia ser muito triste me estatelar no chão. Ter um óbito em Óbidos não faz parte de nenhum roteiro de Viagens embora as piadinhas infames tenham circulado pelo ônibus. Muitos engraçadinhos no Grupo. Mas o nome da cidade nada tem a ver com seu parônimo. Deriva do latim Oppidum: cidadela Fortificada. Está é uma informação Wikipediana. Sobre a de lá, porque a de cá certamente deriva da de lá. 
Não há muito que falar sobre Óbidos, mas é assunto para a vida inteira. Porque cada coisa se ramifica e se transforma. Pode se escrever um poetrix, um hai kai. Pode-se montar uma enciclopédia. 
As pessoas perguntam – Do que você mais gostou nessa viagem? Não sei responder. Estou tentando fazer uma lista mental, mas nunca chego ao fim. Só sei que todas começam por Óbidos.