Os Melhores

Tenho ouvido tantas besteiras, ultimamente, que chegam a revoltar quem conhece um pouco da história do futebol. Até parece que basta ter um diploma de jornalista para sair escrevendo, ou falando nas emissoras de rádio ou de TV, coisas que os mais novos, em geral, acabam acreditando, sem questionamentos.

Querem um exemplo? Alguns “cronistas esportivos” afirmam ter sido Ademir da Guia, o maior jogador do Palmeiras de todos os tempos. Como se o Palmeiras tivesse começado na década de 60 ou na de 70.

Na história do Palmeiras (e do Palestra Itália) vamos encontrar inúmeros craques de meio de campo. Alguns muito superiores a Ademir da Guia.

Para aqueles que não tiveram a oportunidade de conhecer, Heitor, Lara, Romeu Peliciari, Eduardo Lima, Chinezinho, Jair da Rosa Pinto, todos foram jogadores de Seleção Brasileira. Sem querer desmerecer Ademir da Guia, que foi muito importante numa etapa da vida alviverde (de meados dos anos 60 até 76), mas ele não poderia competir com nenhum dos jogadores que citei, e olhem que devo ter esquecido de alguns.

Outra posição é a de goleiro, que volta e meio alguns “cronistas esportivos” querem rotular este ou aquele goleiro da atualidade como o maior goleiro todos os tempos, de uma agremiação.

Vejamos, novamente, o exemplo do Palmeiras. Sem qualquer menosprezo a Marcos, goleiro que foi campeão da Copa do Mundo de 2002, O Palestra Itália e o Palmeiras sempre tiveram os melhores goleiros do Brasil, tais como Primo, Nascimento, Aimoré Moreira, Jurandir, Gijo, Oberdan Catani, Leão e outros. Todos defenderam a Seleção Brasileira, e as Seleções Paulista ou Carioca.

Acredito que para escrever essas coisas nos jornais, ou falar nas emissoras de rádio ou de TV, alguns “experts” deveriam estudar um pouco da história do futebol brasileiro, por que ganham, e acho quem bem, para isto.

Laércio
Enviado por Laércio em 11/10/2009
Código do texto: T1859825