CABEÇA PENSANTE

PENSAR COM CABEÇA ALHEIA

O filosofo e pensador A. Schopenhauer declarou: “Ler é pensar com a cabeça alheia”. Porventura alguém comum expusesse pensamento tão insensato seria recriminado e jamais lembrado. Porém a fama ultrapassa o limite do normal e expressões como esta transcendem o tempo e a historia. Felizmente há os que também são lembrados pela sensatez: F. Nietzsche declarou: “As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras”.

Observem a contraposição de pensamentos. Quem não ler, não descobre o sentido e a extensão de ambos pensadores. Sendo eu uma criatura normal e que tem a leitura como o melhor instrumento de evolução espiritual, ato que permite o individuo separar o bem do mal, não me daria ao trabalho de estender maus pensamentos de alguém, simplesmente porque ele é famoso.

A ironia da filosofia é que ambos são de nacionalidade alemã e o Nietzsche foi aluno de Schopenhauser. Nem por isso o aluno “pensou com a cabeça alheia”. Foi lendo e aprendendo que ele passou a pensar pela própria cabeça. Todos nós temos que ter nossa própria individualidade e só a conseguiremos adquirindo conhecimentos e esses são absolvidos pela leitura. É isso que eu classifico como evolução espiritual. E é por essa evolução que evoluímos materialmente porque passaremos a produzir algo de acordo com nossa personalidade. Ou então chegaremos a unanimidade que é inimiga da perfeição. Eis porque aceito e sou grato as criticas como positivas ao meu desenvolvimento mental. Elas abrem as portas para minha evolução, tanto espiritual como material.

SOCIEDADES PERFEITAS

Confesso como humano e como se diz gerado a imagem e semelhança de Deus, frustrado e até humilhado como ente intuitivo, perante a organização social de três tipos de insetos: formigas, cupins e abelhas, com destaque especial para as formigas. E pensar na estupidez do homem ao pretender humilhar outro de maneira mais pejorativa, taxa-o de “inseto.”

Eis porque contradigo o pensamento do filósofo Schopenhauer. Porventura eu não lesse acharia que alguém que taxa o irmão animal de “inseto” não passa realmente de um ignorante. Porventura o homem chegasse a formar sua própria sociedade como tais insetos, creio que chegaríamos ao topo de ser remido de todos os pecados de cujas penas sofremos eternamente.

Para mim é tremendamente constrangedor me ver obrigado a destruir tais insetos como meio de defesa própria. Como aposentado e com tempo disponível, às vezes, fico observando as formigas na sua labuta diária. É impressionante sua comunidade e “um por todos e todos por um”. Voltei para complementar minha crônica “Pensar com a cabeça alheia” ao ir colocar no quintal água pára os passarinhos (não os prendo, porém lhe dou alimento e água) e observei que as formigas (aquelas bem miudinhas) haviam furado o cimento da calçada e retirado de lá boa quantidade de areia. Meu Deus, eu para fazer isso precisaria de uma forte ferramenta e elas com toda sua impressionante fragilidade, o fizeram. Não é inacreditável porque qualquer um pode verificar isso no seu próprio quintal A sociedade das formigas é a mais perfeita justamente por essa característica. Embora o cupim também goze de grande poder não se compara às formigas.

Conclamo todos a estudarem a vida desses maravilhosos insetos e procurarem imitá-los.

Iran Di Valencia
Enviado por Iran Di Valencia em 14/10/2009
Reeditado em 14/10/2009
Código do texto: T1865086