Futebol é pra cabra macho

Futebol é pra cabra macho

- Ôxente, Dotô! Qui cara de choro é essa? Tem alguém doente na casa de vosmicê? Arguma nutícia ruim dos fio que tão in São Paulo? Num mi diga qui foi sua vaca qui comprô isturdia na disposição que morreu de arguma maleita? Foi seu lazão quarto de mia, bom de gado, aborrecido de cobra? Entonce, Dotô, se num foi nada disso, que diacho deixou vosmicê amorrinhado?

- Foi o jogo.

- Jogo! Derna de quando o doto joga quarqué coisa, se eu só vejo vosmicê invurvido cum pastage, criatóro de gado e cavalo raçado.

- Foi jogo da Copa. A Seleção Brasileira perdeu novamente para o selecionado da França, com as jogadas mirabolantes de Zinedine Zidane, que deu chapéu em Ronaldo e Gilberto Silva, culminando com o passe para o gol de primeira de Tierry Henry. E agora estamos fora da Copa!

- Eu nun to não, só se for vosmicê, mais pelo qui eu sei o dotô num joga futibó aqui na sua fazenda, munto menos na Lemanha!

- Não é isso o que estou querendo dizer. A Seleção Brasileira perdeu por 1 a 0 para o time da França e agora o Brasil está fora da Copa, vai voltar pra casa e eu só vou poder torcer novamente quando houver outra copa, outros jogos, entendeu?

- Dotô, num seje pur isso, venha cá Dumingo di tardinha assistir um jogão dos minino da Baixa do Ranca Toco contra os do Sítio Racha Pedra, vosmicê vai ver o qui é um jogo de lascar o cano. Já vi eles jogano no discampado, aquilo é que é jogo de cabra macho dotô! Tóta de cumpade Zezin do Bargado dá driba nus jogadô qui faz gosto a gente oiá, e é purque joga discalço. Quando ele dá um bicudo na bola num tem quem pegue a bicha, ela vem zumbino qui nem abêia e quente qui nem fogo de coivara, é tanto qui isturdia ele deu um chutão na trave que quebrô o travessão de aroeira. O golêro, Ditão de Chico Mago, avoa em tudo qui os cabra chuta, e tem mais, num tem luva não, nem camisa de manga cumprida cum potreção nus cutuvelo, ele vai na bola é na raça mêrmo, qui quem veve pegano touro na unha, isso pra nóis é café piqueno. Dumingo trazado ele avoou numa bola que saiu si arrastano por mais de cinco braça, si alevantou, bateu a puêra, ajuntô um monte de terra, botô a bola em cima e deu um bicão que ela foi isbarrá lá na ôta trave. Adispôis quando nós óiamo tinha arrancado um tira de côro das apá qui nóis pensamo qui era uma bainha de facão, mas o cabra num ismoreceu não, jogou o tempo todo, mais ou meno umas quatro hora, aqui acolá botava um pôco de terra quente em cima do ferimento e tome chute pra frente! Titico Canela de Braúna é o mio qui tem na defesa; quando ele vai inrriba dum é com gosto de gás, ele num faz menção não, parte cum os cão no côro e é difice tuma a bola dele. Isturdia deu uma apeitada cum Totonho de Zefa de Mundin qui quage faz uma arte no home. Ele caiu estatalado no chão, batero inrriba, sacudiro, puxaro perna, braço, assopraro nas venta, até qui ele veio a si uma meia hora dispois. Tomô uma garapa adoçada cum rapadura do ingén de Zé de Antõe do Buriti e foi jogar de novo; meio mancano pur causa que tinha distriado um osso do pé e amagoado uma ferida no dedão, mais jogadô do nosso time da roça num tem sobrosso não.

Dotô, no jogo dos minino 1 a 0 é num é vantage, pra nóis só presta se tiver mais de seis gol, isso purque Cuma eu já disse, os golêro num dão mole. Lá nós num precisa de juiz, purque juiz pára o jogo toda hora e jogo só presta se for incarriado qui nem ruzaro, cum pirigo todo momento. Quando ai uma desavença dentro do campo eles resorve do jeito deles e se for priciso a turcida ajuda. Quando assenta a puêra o jogo continua Cuma se nada tivesse acuntecido, sem cartão, sem expulsão, tudo em nome do advirtimento. Os reserva, inquanto espera a sua vez, fica na budega de Moisés de Dôra de Lulu tomano meiota, se aqueceno pra entrar no jogo cum as orêia pegano fogo.

É desse jeitin que eu to lhe dizeno Dotô! E tem mais, ninguém recebe um vintém pra mode jogar, num tem carro pra carregar jogadô, num tem uma ta de concentração, camisa dipindurada em cabide de guarda-roupa, pumada pra passar nas pernas; lá nóis passa é cuspe pra aliviá a ardênça dos arranhão. O técno é o mais forte, mais respeitado, mais bom de bola, que diz quem é que vai jogá e pronto. Nossa turcida é a mais animada pussíve, grita o nome dos jogadô, os apilido, nome fêi e o mais qui vier na boca, adispois do jogo, quarqué desavença se resorve ali mêrmo e no ôto dia ta todo mundo de bem.

- Gostei do vosso convite. Estou disposto a esquecer o desastre que foi o jogo da Seleção Brasileira e no próximo Domingo irei assistir ao jogo que Vossa Senhoria tão minuciosamente relatou. Cheguei a conclusão que estes “cabras” são muito melhores do que os outros, estes jogam com GANA, aqueles jogam por GRANA.

Que Zidane a Seleção!

Paulo Robério Rafael Marques

Poeta e professor.

PAULO ROBERIO
Enviado por PAULO ROBERIO em 03/07/2006
Reeditado em 03/07/2006
Código do texto: T186570