CRONIFICINA – Democracia é coisa do demônio?

Duas mulheres conversavam sobre assuntos do cotidiano. Maria é formada em Letras (Português – Inglês), mas nunca exerceu a profissão. Aparecida concluiu o ensino fundamental e ambas estão na faixa etária dos 50 anos. Durante a conversa, Aparecida disse para Maria:

- Amiga! Eu ouvi dizer que essa tal de democracia é coisa do diabo.

- Por quê? Perguntou Maria.

- Por causa da palavra.Você não percebe? DEMO é o nome do coisa ruim, do demônio.

Maria ficou pensativa durante alguns instantes embora soubesse, que esse prefixo poderia ter vários significados, e nem todas as palavras que começam com o prefixo DEMO fazem referência ao demônio. Maria resolveu telefonar naquele mesmo instante para uma amiga sua que também é formada em Letras que lhe explicou o significado da palavra democracia.(vem do grego: Demos = povo e kratus = poder), logo democracia significa poder do povo.

Temos neste cenário duas pessoas de diferentes níveis culturais e ambas desconheciam o significado da palavra democracia.

Resolvi então fazer uma pequena enquête com meus vizinhos e amigos lhes perguntado se eles sabiam o que significa a palavra democracia. Fiz essa pergunta para 50 pessoas e nenhuma delas soube responder corretamente.

Nós vivemos num regime democrático, Lutamos para implantá-lo e vigiamos para conserva-lo, clamamos pelos nossos direitos, pela nossa cidadania, mas muitos brasileiros ainda não sabem sequer o que significa essa tal de democracia.Infelizmente ainda estamos tateando no escuro e isto tem que mudar.

Telmo Regis
Enviado por Telmo Regis em 14/10/2009
Código do texto: T1866713
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.