Outras linguagens

Uma vez alguém me perguntou por que Deus fez a jumenta falar com Balaão. Respondi porque, ele (Balaão) era mais jumento que ela. Ele não tinha entendido o que a jumenta compreendera. Aquele não era o caminho, todo burro sabia disso, menos Balaão. Acho que por isso Deus falou com Balaão na linguagem dos burros.

Será que a jumenta falou na linguagem dos humanos ou foi Balaão que entendeu na linguagem das jumentas? Se for para escolher eu fico com a segunda opção. Acho que nós precisamos compreender melhor outras linguagens pelas quais Deus também fala. Nossa linguagem, nossos paradigmas e preconceitos nos limitam e por vezes, acabamos querendo seguir numa trilha errada. Isaias aprendeu com o boi e com o jumento que eles tinham melhor noção de quem era o seu dono do que os humanos. Os Magos do Oriente e os Salmistas compreendiam bem a linguagem das estrelas, dos montes, da corça sedenta suspirando por águas. Salomão entendia a linguagem das formigas e recomendou aos preguiçosos que aprendessem com elas. Jesus ensinou seus discípulos a falarem com as plantas: lírios do campo, figueiras bravas, sementes de mostarda, hortaliças, trigo, joio e outras.

Particularmente, acho que estou precisando compreender melhor muita coisa ao meu redor. Por via das duvidas vou comprar um jegue. Quem sabe...