ESTOU PRESO
 
Vendo as notícias que pululavam nos diversos canais de televisão hoje, fiquei pensativo e cheguei a algumas conclusões ao conversar   com minha consciência, a principal foi que ESTOU PRESO. Não posso sair à noite, pois os assaltos são frequentes depois das 22 horas parar no sinal é pedir uma arma na cabeça e ouvir o clássico “perdeu tio”.
Como pertenço a uma facção poderosa, detenho poder no presídio onde estou, isto às custas de propina e ameaças. Tenho uma televisão  à minha disposição ,além de telefone . Só lembro que SOU PRESO, quando vejo a rua através das grades do prédio e quando chega uma pessoa amiga, que fica na chuva esperando minha autorização para entrar,pois  o porteiro do prédio funciona como se fosse um agente penitenciário  guardando a entrada do Presídio.
Toda esta violência que toma conta  do Rio de Janeiro, tem sua origem num passado já um tanto longínquo, começando pela Guerra do Paraguai quando o senhor da terra tinha um filho sorteado para seguir para a guerra. Ele trocava por 15( quinze escravos) , que partiam para o campo de batalha sem a menor condição de luta ,pois faltavam: treinamento, roupas adequadas e até armamento. Tinham no entanto a promessa de ao voltar, ter sua liberdade legalizada.
Recebiam só a liberdade sem garantia de trabalho ou qualquer proteção do Estado. Largados de qualquer forma na cidade, começaram a se agrupar dando início ai as chamadas favelas e como não tinham trabalho, eram escorraçados por serem negros . Começaram a furtar e assaltar pois tinham fome. Daí surgem os primeiros malandros tradicionais das brigas nos bairros da Lapa e da Saúde, que usavam quase sempre a navalha como arma.
A vida ia correndo desta forma sempre piorando, já que nossos governos nada faziam para a inclusão destes seres humanos de áreas mais carentes na sociedade e eles começaram a sofrer influência dos políticos, que começavam a criar seus currais eleitorais.
Durante  os anos de chumbo , colocaram na mesma cela o preso político e o comum unindo então a inteligência com a força. Na realidade os delinquentes comuns, aprenderam a organizar as diversas facções dentro de uma hierarquia quase militar. Além de tudo isto,  aos 18 anos o brasileiro entra nas Forças Armadas e pode ficar ate seis anos quando então é obrigado a sair, com toda cultura bélica e  tática que lá aprendeu, inclusive  guerrilha urbana. Este rapaz sai e é cooptado pelas diversas facções com um salário que ele nunca pensou que pudesse auferir.
Ao examinar os índices sociais, verificamos que 40% dos nossos jovens e crianças vivem abaixo da linha da pobreza; que o desemprego tem índices alarmantes , a violência cresce a cada momento e o analfabetismo não diminui ;que as crianças vivem brincando no barro feito de terra e esgoto. Os velhos com sua aposentadoria miserável vivem em condições sub-humanas ,o serviço de saúde pública  morre nos corredores dos hospitais ou na fila para uma consulta,onde médicos mal pagos fazem tudo que podem,mas em geral tudo falta. Isto sem esquecer que os professores ganham pouco mais do que o salário mínimo e que a polícia é extremamente mal remunerada.Falta o Estado com seu PODER entrar na Comunidade dando exemplo e mostrando a todos o caminho correto a ser trilhado ENALTECENDO A VIRTUDE E JOGANDO NAS MASMORRAS O VÍCIO. No entanto na comunidade só entra o PODER AZUL (a Polícia) jogando spray de pimenta em todos e atirando em marginais e inocentes.
Sei que hoje a política de enfrentamento é uma realidade e que o erro vem de muitos anos , mas é necessário uma política social forte para que se consiga vencer o crime organizado que se instalou em nosso Estado, chegando a derrubar um helicóptero a tiros  e queimando oito ônibus em um só dia. Só se derruba aeronave mesmo de asas rotativas, com arma de guerra e muito bem manejada.
É necessário uma política preventiva em que o binômio trabalho emprego sejam colocados à disposição destas comunidades com Educação , Saúde e  respeito aos menos afortunados.Hoje não vemos nenhum programa, que possa reverter este quadro e só DEUS  em sua infinita bondade pode nos proteger.
 
 
 
 
 
Ruy Silva Barbosa
Enviado por Ruy Silva Barbosa em 18/10/2009
Reeditado em 18/10/2009
Código do texto: T1873348
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.