ACREDITE QUE VOCÊ ESTÁ VIVO

Quatro dias de difuntice já dá um defunto veterano, daqueles que ninguém ousa mais chamar de presunto. Claro que não, presunto é defunto novo, de corpo ainda quente, exceção para corpos frios abandonados na geladeira do IML. Tecnicamente, eu diria que um morto passa da categoria “presunto” para “defunto” quando ganha o seu tão esperado atestado de óbito. Quando Jesus foi visitar Lázaro, este já era um defunto todinho, da cabeça aos pés. Exibindo com orgulho seu atestado de óbito e laudo cadavérico, registrados, assinados e carimbados. Em quatro dias o sujeito se acostuma a ser defunto, já nem sente mais os tapurus lhes transformando em refeição, nem o fedor das carnes apodrecidas. Aliás, o cara não sente mais é nada, tá morto mesmo.

O mundo inteiro acreditava que Lázaro era um defunto de verdade, enfaixaram-no todo, besuntaram-no com ungüento, colocaram lenço lhe envolvendo a cabeça e puseram-no numa cova bacana com direito a pedra grande na porta. Deram-lhe um funeral digno. Ele merecia. Imagino sua lápide: “Aqui jaz Lázaro de Betânia, pense num cabra pai d´egua” (traduzido para cearenses, obviamente).

Com quase uma semana de atraso chega Jesus para o funeral, apesar de ter sido convidado com antecedência. Marta, inclusive, dá-lhe uma alfinetada: “Se o Senhor estivesse aqui meu irmão não teria morrido”, que em outras palavras significa: “a culpa é sua Jesus”. Como é tão comum as pessoas culparem Deus pela morte de seus entes queridos, Jesus nem liga e vai visitá-lo no cemitério. Chegando lá, Jesus parece que não acredita que Lázaro está mesmo morto e grita: “Lázaro vem para fora!”.

Sempre imaginei a cena da ressurreição de Lázaro do lado de fora da cova, mas vale a pena pensar como poderia ter acontecido do lado de dentro. De repente Lázaro escuta a voz de Jesus mandando sair da tumba. O que ele pensou? “Valha, eu estou é morto?, Há quanto tempo estou aqui? Que catinga é essa? Xô mosquito nojento”. Dizia dando palmadas no corpo para espantar os tapurus. Fico me perguntando se foi difícil para Lázaro acreditar que estava vivo.

Conheço gente convicta de sua própria morte. Gente que vestiu a mortalha, o paletó de madeira e viajou para a cidade-dos-pés-juntos com seus próprios pés. Não sonham mais, não riem mais, a vida perdeu sabor e cor. Aposto que Lázaro diria a essas pessoas: ”acredite que você está vivo. Tem gente do lado de fora que lhe ama e grita seu nome, lhe chamando para sair do túmulo imaginário que você mesmo criou. Estão prontos para lhe ajudar a tirar as faixas e lhe desenrolar para uma vida melhor”.

Acredite que você está vivo. Revogue seu auto-atestado de óbito. Deixe aqui o seu protesto contra a dona Morte.

E se você está bem vivo, grite o nome de alguém que precisa sair da cova da depressão.