Quando se casam: Sabedoria e Inteligência

Quando se casam: Sabedoria e Inteligência

Que bom seria se todas as pessoas fossem sábias e inteligentes!

“A sabedoria está bem diante do homem inteligente, mas nem sempre ele consegue vê-la”. (Pr 17,24).

“O inteligente fica satisfeito com sua conduta, mas o sábio obedece ao conselho” (Pr 12,15).

“3 Com a sabedoria se constrói a casa, e com a prudência ela se firma. 5 É melhor ser sábio que ser inteligente, e a sabedoria vale mais que a força.” (Pr 24,4.5).

Já imaginou uma pessoa sabia e inteligente?

Já pensou se todas as pessoas humanas fossem sábias e inteligentes?

Como seria bom se todos os médicos fossem sábios e inteligentes!

Como seria adequado se todos os arquitetos e engenheiros, das mais diversas áreas, fossem sábios e inteligentes!

Como seria apropriado se todos os professores e educadores, fossem sábios e inteligentes!

Como seria ótimo se todos os políticos fossem sábios e inteligentes!

Como seria admirável se todos os responsáveis e participantes de todas as religiões do mundo fossem sábios e inteligentes!

Como seria excelente se todos os empresários e latifundiários fossem sábios e inteligentes!

Como seria formidável se todos que fazem parte do topo da pirâmide social fossem sábios e inteligentes!

Como seria maravilhoso se todos os participantes da classe alta da sociedade fossem sábios e inteligentes!

Como seria fantástico se todos os patrões fossem sábios e inteligentes!

Como seria magnífico se todos os funcionários de todos os trabalhos fossem sábios e inteligentes!

Como seria primoroso se todas as pessoas, de todas as raças, cores, culturas, religiões, nações... fossem sábias e inteligentes!

Com certeza seríamos verdadeiramente humanos.

A humanidade necessita de humanização!

A inteligência não leva o ser humano a ser humano.

A sabedoria leva o ser humano a pensar no humano.

A duas levam o ser humano a ser o objetivo pelo qual foi criado: ajudar o outro a ser humano.

Há mais ambição de se sobressair, do que de ajudar o outro a se destacar.

Há mais pretensão em mostrar o brilho da própria estrela, do que de ajudar a estrela do outro brilhar.

Há mais desejo de se sentir importante, do que de ajudar o outro a ser importante.

Há mais vontade de se achar mais conhecedor do que de aprender com o outro que também sabe das coisas.

Há mais autoritarismo e vontade de mandar pelo acanhado conhecimento que se tem, do que autoridade pelo que já se sabe respeitando a sabedoria do outro que também tem algo a aprender.

Quanto mais inteligência sem sabedoria, mais desumanização.

Quando mais inteligência acoplada à sabedoria, mais humanização.

É isso aí!

Inteligência = aprender, apreender, compreender, adaptar-se, destreza mental, agudeza, perspicácia, argúcia, astúcia, atilamento, esperteza, finura...

Sabedoria = sensatez, prudência, equilíbrio, discrição, cautela, erudição, jurisdição, certeza, prevenção, discernimento...

Acácio

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 20/10/2009
Código do texto: T1877136
Classificação de conteúdo: seguro