A prova!

Assim que recebeu a prova do seu professor, sabia exatamente a nota que lhe aguardava, tinha a plena consciência que não estudara e estava ali presente apenas com o corpo. Segurou a folha em suas mãos por um instante, acomodou-a na carteira e numa breve leitura percebeu que nada ali era familiar, naquele momento aquilo se tratava de mandarim. Convicto que não podia esperar nada vindo da sua “cachola” decidiu fazer na “raça” leu a primeira questão com todo o cuidado e... nada, pulou para a segunda pensando que pudesse respondê-la e... nada, continuou sucessivamente até a questão dez e ... nada, nenhuma tinha condições de completar.

O que fazer? Entregar em branco nem pensar! Reiniciou a leitura com toda a atenção, leu cada palavra, vírgula e tudo o que era possível, não tinha a menor noção do que escrever nas linhas destinadas as respostas, confiante pegou a caneta e subitamente começou a rabiscar, não literalmente, palavras sem qualquer nexo, um verdadeiro açougue, de tanta linguiça que encheu, pronto podia estar tudo errado, e sabia que estava, porém não entregaria em hipótese alguma uma avaliação em branco.

Foi um dos últimos a sair da sala, colocou a folha preenchida sobre a mesa do professor e saiu de cabeça erguida, ao sair da sala a sua cabeça pesava uma tonelada. A sua consciência, o seu coração mostrava que aquilo que acabava de fazer, não era de sua índole, arrependido, esperou o último aluno sair da classe e voltou.

- Professor, peço desculpas!

- Desculpas? Do quê?

- A prova!

- O que tem ela?

- Vou ser sincero, não perca o seu tempo corrigindo a minha, confesso que não estudei nada e apenas fiz uma salada para não entregar em branco. Gostaria que desconsiderasse, anule-a e dessa maneira é como nem tivesse vindo.

- Bom meu rapaz, mesmo que esteja pedindo, não posso fazer isso, contudo reconheço a sua sinceridade e pode ter certeza que tentarei extrair algo de útil de sua prova, e até acrescentarei um ponto pela honestidade.

Mais leve, voltou a sorrir e foi embora para casa mais tranquilo, mas não menos preocupado com o que tinha feito. Para a sua surpresa, ao receber a prova em suas mãos, um cinco estava presente e com um gesto agradeceu ao professor.

Regor Illesac
Enviado por Regor Illesac em 21/10/2009
Reeditado em 08/11/2009
Código do texto: T1878288
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.