O que faz bem ao cérebro idoso

Ontem 21/10/2009 foi noticiado no Jornal Nacional:"Pesquisar na internet faz bem a cérebro idoso".Valeu a notícia e os comentários.O que é bom tem que ser louvado.A notícia trata de uma pesquisa em que comprova os benefícios da internet quando usada diariamente pelo idoso.E concluem dizendo que técnicos americanos comprovaram que o uso da internet pode ajudar, em pouco tempo o funcionamento do cérebro em pessoas da terceira idade

Daí para cá muitas notícias pela TV , jornais e pela internet ,através de Blogs ou email, se multiplicaram.O assunto parece que estava adprmecido e precisou de um clic para explodir.Muitos pensavam o mesmo e nada diziam.

Há muito comprovei isso com minha própria experiência. Tenho 71 anos, sou aposentada tendo tido vida intensa de muito trabalho como Assistente Social e como Professora e, hoje, graças a internet vou continuando meus dias envolvidas com muitas atividades. Não parei como aposentada, pois nunca me vi naquele papel de pessoa inerte ou ´no papel de uma avó explorada.

Aprendi, depois de me aposentar, computação por conta própria, ou seja, não fiz curso específico.Tendo decidido que não iria ser um aposentado acomodado, inativo, alienado, mau humorado, doente e com pensamentos negativos, resolvi comprar um computador. Pedi auxílio de dois netinhos que comigo passavam férias a fim de me ensinarem o básico. Apesar de pouca idade que tinham , gêmeos de 10 anos, sabiam bastante para suprir minhas necessidades como curiosa nessa nova experiência.Cheguei até lhes gratificar como estímulo pois demonstraram muito interesse e dedicação em ensinar a avó.Foi um sucesso meus dois professores! Eles se sentiram o máximo e eu também.

Fui exercitando sozinha e descobrindo m novo mundo na minha frente. Cada dia uma novidade e uma nova descoberta. Minha ânsia por notícias e conhecimentos novos, como meu desejo de contatos com amigos, fazem-me, dia a dia mais, ter meu computador novo parceiro.

Quando não sei alguma coisa de manejo no computador chamo um "personal treinner" na área de informática. Quase sempre jovem estudantes universitários que se dispõem a orientar idosos.Com essa necessidade do idoso nova profissão se abriu.

E assim, vou navegando, navegando.Redijo meus textos e divulgo entre amigos.Vivo a escrever. Descobri que não tenho mais insônia e durmo muito bem sentindo-me feliz.Passei a repassar essa experiência em grupos de idosos dos quais participo. Tornei-me uma incentivadora dessa ideia de que a internet é um ótimo meio estimulador da capacidade cerebral sobretudo do idoso..

Em minha cidade natal a qual resido, Parnaíba-Piauí,agora por iniciativa do SESI-Serviço Social da Indústria, no Clube do Trabalhador, temos curso específico para terceira idade.Para lá ,já encaminhei muitos amigos que se achavam deprimidos com problemas da idade e estão maravilhados com os milagres da internet.

É indiscutível e imensurável a contribuição da internet na saúde do idoso.Para mim, a utilização da internet deveria fazer parte de uma programação sobre qualidade de vida do idoso.O governo federal.estadual e municipal, assim como ONG's deveriam encampar essa ideia evitando-se tantos gastos com consultas médicas e renédios e, em troca, era favorecido uma vida saudável ao idoso.

yedamsm
Enviado por yedamsm em 22/10/2009
Reeditado em 22/10/2009
Código do texto: T1880076