UMA QUESTÃO DE FÉ

A verdade parece ser o maior engodo da humanidade, muitos foram torturados e morreram por causa dela. Citar Michelangelo, Copérnico ou da Vinci, este ultimo que esta em moda por causa do livro, seria quase um pleonasmo. Porém vamos discutir a dificuldade que existe em dizer a Verdade.

As pessoas não estão preparadas para o saber e muitas vezes preferem o mito, a entender o que esta por traz dos acontecimentos, por isso eu afirmo que a Verdade é um bem valioso que poucos são dignos para ouvi-la, Hoje eu entendo um pouco os eclesiatiscos da Idade media que seguravam as descobertas e alienavam o povo com a desculpa que eles não estavam prontos para saber a realidade e invocavam a religião para explicar, o que eles sabiam com seus conhecimentos científicos, preferiam atribuir as divindades os pseudos milagres que o futuro veio desmistificar.

Voltando aos dias atuais, que a globalização dos conhecimentos nos permite saber a verdade sobre quase todas as coisas, fica claro que as pessoas ainda preferem uma mentira criteriosa à verdade nua e crua; Dizer a um paciente que ele tem uma patologia complicada parece uma atitude grotesca, a quem diga que os médicos devem diagnosticar com frivolidades para que o moribundo não perca a esperança. Dizer aos passageiros de um avião que o mesmo esta com uma pane, e sem duvida somatizar o problema, existe varias outras mentiras toleráveis que podem justificar minha tese. Mas é sobre a fé que gostaria de dissertar.

Partindo da premissa que a fé é indiscutível porque como dizem os crentes (aqueles que crêem) “fé é para sentir e não para discutir” começo a ter arrepios com essa afirmação, nada pode ser inquestionável pelo homem, em que se baseia ser um ser racional se não pudermos raciocinar sobre todas as coisas, as grandes descobertas da humanidade veio justamente da interpretação dos fenômenos que cercava o homem e sua tentativa de entender o desconhecido. A fé funciona como uma barreira para a intelectualidade algumas criticas ou pensamentos contra uma crendice são ações pecaminosas simplesmente por existirem. Assim não questionando, não criticando, não procurando outras razões só nos resta ter fé.

Ignorância um sinônimo arrogante, mas eficiente que define bem o ato em si, acreditar no desconhecido como fonte de solução para qualquer que seja o problema atribuir a mesma a um milagre é simplesmente ignorar o verdadeiro atributo causador do pseudo milagre, portanto ignorância.

Ora a ciência soluciona mais de um mistério por dia, hoje sabemos que muitos dos miraculosos fenômenos podem ser facilmente explicados, no entanto muitos ainda precisam ser descobertos, não podemos nos acomodar e esperar que tais fenômenos sejam revelados por anjos como Gabriel ou sei lá o nome. Sinto muito por não acreditar que a terra é centro do Universo e sinto mais ainda porque vou lutar para sempre poder escolher o meu destino. Livre arbítrio é muito mais do que um direito cedido por um Deus é sem duvida o diferenciador do homem que pensa, do animal que age por instinto.

E se eu pudesse solicitar um único desejo ao Deus Onipotente (caso acreditasse em um) pediria a ele:

“O DEUS ONIPOTENTE QUE CONSTRUIU O MUNDO CONSTRUA PARA MIM UMA ÚNICA PEDRA, PEDRA ESTA TÃO SINGULAR QUE TAMANHO PESO TERIA, QUE NEM MESMO TU PUDESSES CARREGÁ-LA.”

Quem conhece a historia sabe que acabei de plagiar um grande general Muçulmano nas cruzadas no cerco a Jerusalém. Quem com sua sabedoria colocou em xeque o deus onipotente que ao construir a pedra, demonstra sua fraqueza em não poder levantá-la, ou não a constrói perdendo a onipotência de poder fazer qualquer coisa.

Gostaria de acreditar; que o inicio e o fim dos números da mágica lógica matemática que o prevê como infinito, que uma gota de água que cai da chuva e se mistura ao rio indo despejar no oceano que ao evaporar torna-se nuvem e levada ao topo da colina novamente cai em forma de chuva, que o circulo que nunca entendemos aonde ele começa seu traçado, que a vida que se origina da união de dois seres, que a energia solar abundante, que o simples desabrochar de uma rosa, fosse suficientes para o homem explicar o Divino gostaria que os homens não precisassem guerrear cegamente por uma fé, cometendo genocídios se destruindo, que os ricos não culpassem um Deus pela pobreza e acreditassem que eles são capazes de equilibrar essas diferenças, que o homem entendesse que a maldade, a vaidade, o egoísmo não é uma questão de fé, mas uma questão de escolha, e que todos fossemos ateu, ater que lutar por uma ignorante fé.