A Pomada Miraculosa

Por esses recantos anda um pessoal vendendo uma pomada que tem efeito milagroso. De uma corneta em cima do carro, sai uma voz fanhosa proclamando aos quatro cantos a eficácia do produto.

- Senhores e senhoras! Vai passando em sua rua a pomada miraculosa. Ela é boa pra doenças no fígado, nos rins, no baço, inflamação na coluna, na garganta, serve pra dor de ouvido, caroço de prego, rachadura nos pés.

-A mãe de família estava tratando carne e se cortou, pegue um pouquinho dessa pomada, passe em cima do corte e pronto. Tá resolvido o problema, e dentro de poucos dias o corte estará saradinho.

E o povo vai chegando, e comprando. A voz continua:

- Você dona de casa, se não puder vir, mande seu garoto e nós atenderemos com muita sinceridade. Compre uma e pague dois reais. Leve três e pague cinco reais.

- A senhora, mãe de família que está com problemas internos, basta fazer um banho de assento e pronto, todo mal vai sair.

Observando atentamente, vejo que o pessoal sai com a mão cheia. Curiosa, mando meu marido comprar uma. Embora me assuste com a voz fanhosa que diz: “ ...parece até a mão de Deus .”

Abro aquela lata um pouco maior do que uma tampa de refrigerante, e dentro encontro uma coisa ensebada e esverdeada. Tem cheiro ruim e esquisito. Passo um pouco sobre a pele. E chego à conclusão que o brasileiro é muito crédulo. Enquanto continua doente, o povo usa a fé em algo que não passa de placebo. Nosso povo não tem médico, e quando tem, recebe tratamento de bicho. Então entre ir ao Posto ou ficar com a propaganda enganosa, o povo prefere à segunda opção. É menos aterradora.

Sou testemunha do descaso que os médicos atendem a população carente. Nessa cidade onde atualmente estou morando, os médicos mal levantam os olhos para os pacientes. E os medicamentos receitados são: Besetacil( não sei se escrevi da forma correta)- para quase todo processo inflamatório. Dipirona para febre ou dor, Diazepan para os ‘agitados’.

Pergunto: Há ou não espaço para os charlatões? Quantos aqui já foram vítimas de erro médico? Quantos que estão comendo terra? Todos se calam, e prosseguem como se nada tivesse acontecido. É o eterno conformismo, o aceitar, pois tudo que vem é da ‘vontade de Deus’.

Haja paciência para suportar mais ima vez a voz fanhosa que canta aos quatro ventos: ”Parece até a mão de Deus.” Antes fosse a Mão divina porque com certeza o povo estaria bem assistido.

Ione Sak
Enviado por Ione Sak em 27/10/2009
Código do texto: T1889962
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.