Deus e os momentos difíceis

Ontem, eu fui dar aulas em uma escola pública numa área periférica da cidade. Nas primeiras turmas ,tudo ocorreu a mil maravilhas. Os alunos bem comportados, e as aulas aconteceram como eu havia planejado. Infelizmente, nas últimas duas turmas, as coisas desandaram. Foram momentos difíceis. Eram marginais, travestidos e aceitos como estudantes. Tive muita sorte não ter me acontecido algo prejudicial a minha saúde e até mesmo a minha própria vida.Figuras insolentes, agressivas , violentas, com uma forte inclinação para o crime, e uma notável forma de agir que lembram aqueles párias que aparecem nos programas policiais televisivos, fazendo brincadeiras como se estivessem em um jardim da infância

Fiquei perdido. Não tinha capacidade para o raciocínio, quase não consegui permanecer de pé. Ainda assim, procurei reunir forças que não admitia até então possuir e pude ir até o final da aula.A escola pública , em algumas situações, é um referencial de estupidez, selvageria e barbaridade. Na minha época de estudante- em escola pública- não era assim.É claro que tinha suas falhas: brigas nos corredores , professores incompetentes , instalações físicas precárias e alunos desinteressados.Mesmo com tudo isso- aquela escola- está muita distante da situação atual.Há uma professora , aqui em Pernambuco, que defende o ponto de vista, que antigamente, os estudantes que freqüentavam esse tipo de escola , era uma classe média baixa, mas com uma certa capacidade de organização, principalmente no tocante a orientação dos seus filhos.E com a denominada democratização da educação ou seja, educação para todos, os excluídos conquistaram a oportunidade de chegar à escola.Com isso veio toda a crueza de uma parcela da sociedade sem a mínima condição de subsistência.A família, núcleo básico e formadora do caráter das gerações subseqüentes, é um fiasco, não consegue construir ou preservar valores éticos e morais.É verdade que as classes mais favorecidas economicamente também passam por dificuldades existenciais, é só lermos os jornais, e a televisão mostrando jovens bem nascidos envolvidos com práticas criminosas que vão de um pequeno delito até as ações mais perversas possíveis.Enfim, estamos vivendo em uma sociedade com muitos conflitos, sem rumo, a beira do caos, se é que já não nos mergulhamos nele.Quanto as minhas aulas naquela escola pública , a qual me referi,no início da crônica, agradeço a Deus por ter saído de lá sem um arranhão.Foram momentos difíceis; ufa, Deus me livrou do pior.

Soleno Rodrigues
Enviado por Soleno Rodrigues em 29/10/2009
Reeditado em 13/08/2016
Código do texto: T1894344
Classificação de conteúdo: seguro