Foi a saudade que me trouxe aqui

 
“A saudade é a nossa alma
dizendo para onde
 ela quer voltar.”
Rubem Alves

 
 
“Ela era tão linda, tão vaidosa, tão cheia de vida em tudo que fazia... Gostava tanto de trabalhar, era tão dedicada, sonhadora, um ícone de mãe; zelosa pelos filhos, e tão companheira, tão jovem... Mas, partiu e me deixou essa saudade tão grande que chega a doer bem dentro de mim.”
 
Foram expressões que ouvi de uma colega de infância. Depois, fiquei refletindo sobre como é importante valorizarmos quem amamos enquanto estão bem vivos no meio de nós.Ela ainda me dizia que lamentava não ter dito a sua mãe que a amava, que sua presença lhe deixava feliz, não falava da importância que ela tinha em sua vida.
 
Naturalmente, não a julguei, lembrei a ela do texto de Bartolomeu de Campos, onde ele diz que o amor é silencioso. Porque não dizemos do amor apenas com palavras, dizemos com nossa expressão facial, com o modo que cuidamos da pessoa, com a lealdade, o carinho, a alegria, a amizade... Em cada gesto sincero de acolhimento, confiança e principalmente no brilho dos olhos ao estar na companhia de quem se ama, mesmo que as palavras sejam substituídas por um doce olhar, que muitas vezes diz muito do amor em silencio, pra depois virar saudade.
 
Quem poderá dizer o tempo e o peso de uma saudade que fica na memória carregada de amor vivido, de sonhos partilhados, trilhas percorridas, cumplicidade marcada pela afetividade?Penso que ninguém.
 
A saudade é um sentimento que nos deixa imersos... É como se ela nos colocasse dentro de seu berço, e nos envolvesse com o aconchego e ternura. Quando passeia no peito deságua no coração e acaba transbordando pelos olhos, lavando os pensamentos, as dores, a vontade de tornar eterno, momentos que não voltam mais, mas que, como diz Rubem Alves, a alma quer voltar.
 
Entretanto, este sentimento é uma dádiva, um privilégio de quem tem belas paisagens na alma, de amor vivido, momentos que nos proporcionaram sentido à vida, onde valeram a pena  existir, e até nos tornaram mais gente, mais humanos e felizes, em suas diferentes amplitudes e significações. Até porque, quem nunca sentiu saudade, não percebeu o amor em sua vida, a felicidade que tece do interior de cada um enquanto se permitiu sonhar,viver, além de sobreviver.
 
Por fim, é preciso sentir o valor das pequenas coisas em nossa vida, e o que de certa forma, as pessoas e/ou os outros seres representam neste palco onde aparentemente, somos os atores protagonistas e aprendizes de nós mesmos, da realidade, do mundo... Para não corrermos o risco de nos fecharmos para o amor e consequentemente, não termos mais tempo de olharmos nos olhos de quem amamos e permitirmos que percebam este sentimento em nós, pra que depois vire uma linda paisagem na alma, onde mora a saudade.
 

 

Antonia Zilma
Enviado por Antonia Zilma em 31/10/2009
Reeditado em 14/09/2022
Código do texto: T1898296
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.