Do futuro ao passado...

Hoje, sábado...

Aulas para aqueles que foram... Quatro ao todo...

Dizem que os alunos não querem nada... Dizem que o professor não ensina... Pode até ser verdade... Pode ser que alguns recortes sejam assim.

Mas, um calor de "matar"... A sala nada climatizada... Ou melhor, extremamente igual ao clima lá de fora... 40 graus na cidade maravilhosa.

Banho... Roupa adequada à profissão... Nem mais nem menos... Adequada... Lá fui eu ensinar Literatura...

A turma ainda não teve essa disciplina... Chegando ao bimestre final... Fazer o quê?... Ensinar!

Fui pelas beiradas... Comendo os estilos pelos cantos... Quando vi, lá estavam eles juntinho comigo... Falando de poesia... De música... De filmes... De mitologia...

Duas horas seguidas de aulas de Literatura... Quatro cabecinhas tentando entender o motivo dessa disciplina... E... De repente, perceberam que podem opinar... Que é quase uma 'obrigação' ter opinião sobre algo...

Nem sabiam que 'cai' Literatura no vestibular... Nem sabiam dos duelos internos Barrocos... Nem que o carnaval tem um laço com essa outra arte...

E o tempo passava... E o calor foi embora... Percebemos o clima, depois que a diretora veio dizer que a minha aula já havia 'acabado'... rsrsr

Plurissignificado... Conotação de significantes... Textos fluindo nas cabecinhas... Que, agora, sabem para quê existem tantas letras nesse mundo que é deles...

Passeamos entre as trovas medievais... E as vassalagens e Senhores feudais... Ao homem dividido...

No círculo fiz um homem magrelinho, para representar o antropocentrismo...

E... Passamos para a inquisição... Joana D'Arc... Um menino lembrou.

O outro falou de linguagem direta e indireta... A outra falou que gostava de música... Romantismo... O outro ficou entre Troia e Rei Arthur...

Passeamos pelo futuro... O fim do mundo...

Sairam críticos de suas próprias vontades... Criaram laços de amizade com alguns autores... Odiaram outros, mas agora sabem o motivo.

E... Era sábado de sol, na cidade maravilhosa...

Prometeram assistir às aulas de quarta-feira... OBA!

18:54