TRIPLICE QUIMERA

Três visões monstruosas. Três perspectivas, a partir do olhar do farizeu, que me apavoram. Refiro-me a leitura do texto da parábola do farizeu e o publicano que foram orar no templo. O farizeu, simbolizando o austero religioso, exímio cumpridor de suas obrigações e rituais de sua fé. De outro lado o publicano, representação do pecado, imagem do traidor, do vendido, do nojento, corrupto e indesejável. Os dois estão dentro do templo, os dois estão orando. Fico espantado com o tríplice olhar do fariseu.

A primeira assombração que aparece no texto está olhar que ele faz para Deus. Um monstro que exige do ser humano uma perfeição inatingível. Gerador de frustrações e angustias. Um cruel que transita entre a benção e a maldição no trato com o ser humano. Alguém que, ao nos relacionarmos, inspira mais cuidado do que prazer, mais medo que alegria, mais mérito que misericórdia. É uma imagem assustadora. Deus me livre desse deus. Deus me salve desse deus.

O segundo fantasma apavorante encontro no olhar que o fariseu faz de si mesmo. Um ser diferente dos demais homens. “Não sou como os demais”, ele declara, “jejuo, dou o dizimo e não adultero”. Resumindo: não peco. Um cara que acha que não erra deve ser a pior companhia que se pode ter. Daqueles que vive com câimbras no dedo indicador de tanto nos apontar os nossos pecados. Tenho medo da perfeição, quanto mais dos perfeitos. Júnior de Deus, socorro! Salve-me da perfeição.

E por último, e não menos medonho que as duas espectrais anomalias anteriores, o olhar do fariseu faz-nos ver um abjeto marmotoso na pessoa do próximo, no rosto daquele que se ajoelha ao seu lado para orar. Nessa perspectiva, o outro se torna um monstro desprezível, tudo o que eu não quero ser. Ele vê o irmão como o oposto de si, um indigno. “Não sou como esse publicano”, diz o fariseu, agradecendo a Deus pela sua sorte. Seu olhar esquisito deforma a imagem e semelhança de Deus. Ele só enxerga bem a sua própria imagem e semelhança. Apavora-me pensar que alguém possa ver alguém assim.

Quem é o fariseu de visão distorcida? Onde encontrá-lo? Ouvi dizer que esses fariseus estão extintos. Talvez possamos encontrar fragmentos num espelho qualquer. Talvez.