A Ameaça de invasão da Colômbia - o início do fim para Hugo Chavez...

A Ameaça de invasão da Colômbia - o início do fim para Hugo Chavez....

Até o presente momento, nenhum governo ou organização teve ou entidade teve peito de denunciar e dar um chega pra lá em Hugo "Lanterna na latrina” Chavez. ao contrário, preferem contejá-lo, alegando que seria o povo venezuelano quem pagaria a conta com os sacrifícífios e, que tal medida só contribuiria para o radicalização de suas posições, embora não haja qualquer relação entre uma coisa e outra.

O tempo vai passando, seus projetos e ações de governo vão fracassando antes de começar, seu país empobrecendo vertiginosamente (pois, durante seu governo o PIB venezuelano foi reduzido à metade, em vez de evoluir), ele vai interferindo na política externa das vizinhanças e, no entanto, ninguém tem a coragem de qualificá-lo como ele de fato, é - um pulha!, nem mesmo o governo da ameaçada e vizinha Colômbia.

O sujeito armou fortemente aos narcotraficantes das FARC e, criou uma milicia que deve chegar a incríveis 1.000.000 de homens, à qual está fornecendo fuzis de uso exclusivo de exércitos regulares.

Diante do fracasso de seu governo e, do desespero da população, que já viu agredida a liberdade de imprensa e livre empresa, e bem assim, reduzida e ameaçada a oferta de víveres e água potável, ele ameaça agora invadir e atacar o pais vizinho, reproduzindo uma manobra clássica de governos autoritários, tentando desviar para uma questão externa a atenção do povo, esperando que este se esqueça do que viu e, mergulhe num surto de culto nacionalista…

E, a julgar pelas suas últimas declarações feitas num programa oficial de rádio, já prepara o exército do país para deflagrar a aventura que pode significar a derrocada de seu governo ridículo e fracassado e, ademais, de seu próprio futuro político, sem que haja um motivo plausível ou justificativa aceitável, a não ser em sua conturbada mente.

Pelo que se vê, às milícias caberá o controle dos distúrbios internos, aí incluída a sujeira das perseguições políticas e manifestações populares.

Assim, as forças armadas ficam livres para a aventura contra o país vizinho.

Pode acontecer de tudo, num conflito dessa natureza.

Na eventual vitória, reabre o território do país vizinho para as FARC, mas mergulha o seu próprio pais numa crise internacional de grandes proporções e, vai enfrentar, provavelmente muitos conflitos e, revoltas intestinas, cujo resultado pode ser a deposição de seu governo e até mesmo a ameaça sua própria vida.

Se vier a ser a sofrer revez em seu projeto beligerante, será fatalmente perseguido até o interior do país, mas, imagina escapar ileso, com a cobertura adicional de sua milícia, da polícia e, eventualmente, narco-guerrilheiros.

Pelo jeito, o Presidente da República e o povo da Colômbia vai ter trabalho e, fazer muitos sacrifícios - e, só poderá contar com a ajuda dos EUA, porque na América Latina a maioria dos governantes são amigos, parceiros ou simpatizantes do Sr. Lanterna na Latrina…

Uribe, cujo pai foi morto por membros das FARC após sequestro e, contava com o apoio dos EUA, até o fim do governo Bush, é conhecido pela tenacidade na luta contra os narcotraficantes e, sabe da ligação da narco-guerrilha com a cúpula do governo chavista e, bem assim, das consequências dessa ligação perigosa.

Por isso mesmo, sabe que o sucesso no combate dos primeiros está ligado ao que faz o segundo - no caso de conflito e de sucesso no rechaçamento de Chavez na provável invasão de seu país, não lhe restará outro caminho senão uma penosa marcha até Caracas, para escorraçá-lo do poder.

Nesta semana se completam 20 anos da queda do muro de Berlim. Tudo o que se podia experimentar em termos de socialismo - com o bestiário de todos os modelos possíveis, foi experimentado no leste europeu e ásia.

Todavia, o modelo socialista fracassou por motivos previsíveis: o esgarçamento da estrutura produtiva, o inchaço do aparelho do Estado e, a corrupção e a locupletação decorrente do exercício do poder espúrio e, especialmente, o tolhimento das liberdades individuais e, públicas e, da democracia representativa.

Mas, na América Latina, ainda fala em socialismo - a pretexto da tomada do poder e da imposição de governo autoritário. Assim como o contrário...

Fidel morreu em vida, mas deixou o irmão no lugar, mantendo intacta a gerontocracia cubana e, suas dezenas de milhares de presos encarcerados por motivos políticos.

O ditador de Caracas começou falando em bolivarismo e, agora trata do uso de lanterna na latrina, tendo trancafiado, entrementes, 44 sindicalistas e um estudante, que são o que o mundo civilizado chama de presos políticos...

Um outro mundo é possível, diziam (e, ainda repetem numa espécie de mantra hipnótico) os circunstantes do Foro de São Paulo - Lula, Chavez, Morales e, outras figuras. E a redução em 50 % (cinquenta por cento!) do PIB venenzuelano durante o governo do ditador de Caracas não deixa dúvidas a respeito...

Essa gente só se esqueceu de avisar sobre o que o mundo que prometem tem de autoritário, estúpido e, ruim!