O Apagão

Aula de português, interpretação do texto da musica de Chico Buarque, “A Flor da Terra e A Flor da Pele”. Assim que acabamos de ler o texto para prosseguir a matéria, a luz se apaga e começa o corre-corre, a professora pede calma, para que ninguém se machuque. Os alunos seguem o fluxo dos seus devidos caminhos, eu sou a única que morro distante e não sabia o tamanho da gravidade. Quando cheguei no ponto de ônibus com a minha professora, fiquei sabendo da verdade, sua mãe ligou avisando e contou o que estava acontecendo, que era um apagão em toda a cidade.

Senti-me como no “Playcenter” na noite de terror, tudo escuro, uma gritaria e muita gente com pressa. Mas foi no Parque Dom Pedro que me senti no “Filme O Terminal”, as pessoas invadindo os ônibus e muita gente gritando querendo entrar, estava numa guerra e com muita desigualdade. Eu, como muita mãe com criança de colo, e idosos, passou hora de angustia e de desespero. Passaram-se duas horas de espera, então veio um comunicado, de que não teria mais ônibus para aqueles que estava ali cansado.

Mas Deus ouve a voz, dos oprimidos e dos fracos, derrepente surge uma luz, uma mulher vem ao nosso encontro e diz que disponibilizaram três ônibus. A fila ainda estava imensa, mais consegui entrar dentro do ônibus, realmente ontem não era meu dia de sorte, o motorista fez curva muito fechada e o ônibus super lotado, estoura um dos pneus, permanecemos por alguns instantes ali parado, até que ele analisasse.

Já era quase três horas da manhã e não tinha chegado em casa, então o motorista resolveu seguir adiante mesmo com o pneu estourado, o transito já estava bom e o ônibus foi esvaziando, o motorista transferiu o restante dos passageiros para outro ônibus. Bem, cheguei em casa já era 3:30hs, pedi então ao motorista que parasse na esquina da rua da minha casa, porque eu era a única que ia descer ali, estava tudo escuro mal consegui enxergar o chão, fui correndo ate achegar no portão, foi quando naquele breu todo, desceu um carro e a luz dos faróis me clareou o portão e dei graças a Deus por ter chegodo bem em casa, mais e aquele que não teve a mesma sorte que eu?

Tudo isso senti “A Flor da Pele’, desigualdade, pessoas sem educação, muitos aproveitadores de varias situações e muitos já não acreditam mais na sua fé”.

Marisa Santos
Enviado por Marisa Santos em 11/11/2009
Reeditado em 17/11/2009
Código do texto: T1917919
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.