A IMPORTÂNCIA DAS FILIPETAS

Era uma tarde de primavera, agradável e ensolarada, e podia-se ouvir o canto de alguns pássaros que pousavam nos mais altos galhos das palmeiras em frente à casa dos Silva.

A criançada corria solta e os gritos e gargalhadas ecoavam pelos ares, fazendo um coro uníssono com as araras Canindé que iam e vinham juntando-se aos outros pássaros para festejarem a estação.

Sentei-me na grama, bem perto do portão de saída para a rua, e fiquei acompanhando um trilheiro que conduzia um batalhão de pequenas formigas num incansável trabalho de cortar folhas e carregá-las para um formigueiro que eu não imaginava o endereço.

Com surpresa, percebi que as formigas iam por um caminho e paravam junto a um tosco pedaço de pau. E nesse lugar desenvolviam uma espécie de ritual para depois prosseguirem na caminhada.

Continuei observando o compasso das trabalhadoras e percebi que um grande número delas levava sobre as costas umas filipetas que as crianças haviam jogado perto da calçada, ainda há pouco. Como já era final de tarde, elas voltavam da escola com seus materiais escolares e algumas folhas de caderno na mão. Imaginei que estas folhas fossem provas escolares ou alguma outra atividade pedagógica que o professor passara ao término da aula. E assim iam tirando as filipetas de dentro dos cadernos e jogando pelo caminho.

E vendo as formigas carregando as filipetas nas costas mergulhei em um mundo de reflexões naquele final de tarde de primavera. Para que servem as filipetas? E por que formigas precisam de filipetas, que são uns papeizinhos tão insignificantes? Esse exército de formigas carregando filipetas para a casa delas me deixou pensativa.

Dizem que as formigas trabalham no verão para terem comida no inverno. E filipeta não é comida para formiga, ou é? Filipeta é aquele pedacinho de papel que a gente encontra jogado nas calçadas ou o rapazinho nos entrega nas esquinas de toda rua; daí que perguntei: e formiga precisa disso em seus buracos durante o inverno? Não sei. Ah! Talvez façam uma caminha bem macia para dormirem nas noites frias do inverno chuvoso que virá. Tive que refletir sobre estas questões.

Esse assunto me fez repensar a questão das pequenas coisas. Quais são as pequenas coisas que temos deixado de valorizar?

Hoje, por exemplo, apesar de estar trabalhando longe de casa, poderia ir almoçar com o meu marido e/ou com o meu filho, poderia levar um chocolate para a minha sogra no final da tarde, poderia telefonar para uma amiga apenas para dizer que estou com saudades, enfim, há muitas pequenas coisas que eu poderia fazer para aquecer-me no inverno.

Vicentina Vasques
Enviado por Vicentina Vasques em 14/11/2009
Reeditado em 14/11/2009
Código do texto: T1923274
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.